PPGES PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO PROFISSIONAL EM ENSINO NA SAÚDE FACULDADE DE MEDICINA Telefone/Ramal: (82) 99951-6773

Banca de QUALIFICAÇÃO: FABRICIA SILVA DE ARAUJO GALINDO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : FABRICIA SILVA DE ARAUJO GALINDO
DATA : 18/04/2022
LOCAL: online

A INTEGRAÇÃO ENSINO-SERVIÇO DOS ESTÁGIOS CURRICULARES DOS CURSOS DA ÁREA DA SAÚDE DE UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA EM UM MUNICÍPIO DE ALAGOAS

Estágio Curricular Supervisionado; Integração Ensino-Serviço; Preceptoria; Ensino em Saúde.

O reconhecimento legal da saúde enquanto direito de todos e dever do Estado foi afirmado na Constituição Federal de 1988 (CF/1988), que instituiu o Sistema Único de Saúde (SUS) como uma estratégia para a sua efetivação. Surge assim a necessidade de um processo formativo em saúde que atenda aos princípios estabelecidos pelo SUS, no qual a integração ensino-serviço representa relevante estratégia para essa formação. A pesquisa “A integração ensino-serviço dos estágios curriculares dos cursos da área da saúde de uma universidade pública em um município de Alagoas” teve como objetivo analisar o processo de integração ensino-serviço dos estágios curriculares dos cursos da área da saúde no município. Trata-se de um estudo qualitativo, onde foram entrevistados coordenadores dos cursos de saúde da Universidade Federal de Alagoas, profissionais da Secretaria Municipal de Saúde de Arapiraca que coordenam os estágios em saúde, profissionais preceptores lotados nos serviços de saúde do município de Arapiraca e discentes que estavam cumprindo estágio curricular nesses serviços. Estabeleceu-se duas categorias de análise: organização e desenvolvimento do estágio dos cursos da área de saúde; e interfaces da integração ensino e serviço; sendo que a primeira categoria se subdividiu em duas: planejamento das atividades nos espaços de formação no SUS; e formação pedagógica para a preceptoria no SUS. Os resultados evidenciaram que existe uma fragilidade na comunicação entre os atores envolvidos no processo formativo dos estágios curriculares, bem como no planejamento entre coordenações de estágio da universidade e preceptores, dificultando o desenvolvimento das ações a serem realizas nos cenários da prática do SUS, e o processo de integração entre ensino e serviço. Esta pesquisa também gerou como produto o Guia Digital para os estágios curriculares nos serviços de saúde em um município de Alagoas, visando proporcionar o conhecimento prévio dos campos de estágio da rede municipal de saúde, bem como apresentar os instrumentos de gestão que compõem o sistema de planejamento no SUS. Como considerações finais, entende-se que a integração ensino-serviço é primordial para a formação e desenvolvimento dos profissionais de saúde, e necessária para consolidação do SUS.

Presidente - 2106371 - JOSINEIDE FRANCISCO SAMPAIO
Interno - 2317887 - JERZUI MENDES TORRES TOMAZ
Externo ao Programa - 1743794 - JARBAS RIBEIRO DE OLIVEIRA
Notícia cadastrada em: 06/04/2022 20:29