PPGES PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO PROFISSIONAL EM ENSINO NA SAÚDE FACULDADE DE MEDICINA Telefone/Ramal: 82 999720972

Banca de DEFESA: FABRICIA SILVA DE ARAUJO GALINDO

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : FABRICIA SILVA DE ARAUJO GALINDO
DATA : 06/06/2022
HORA: 15:00
LOCAL: online
TÍTULO:

A INTEGRAÇÃO ENSINO-SERVIÇO DOS ESTÁGIOS CURRICULARES DOS CURSOS DA ÁREA DA SAÚDE DE UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA EM UM MUNICÍPIO DE ALAGOAS


PALAVRAS-CHAVES:

Estágio Curricular Supervisionado; Integração Ensino-Serviço; Preceptoria; Ensino em Saúde.


PÁGINAS: 64
RESUMO:

A pesquisa “A integração ensino-serviço dos estágios curriculares dos cursos da área da saúde de uma universidade pública em um município de Alagoas” teve como objetivo analisar o processo de integração ensino-serviço dos estágios curriculares dos cursos da área da saúde no município. Trata-se de um estudo qualitativo, onde foram entrevistados coordenadores dos cursos de saúde da Universidade Federal de Alagoas, profissionais da Secretaria Municipal de Saúde de Arapiraca que coordenam os estágios em saúde, profissionais preceptores lotados nos serviços de saúde do município de Arapiraca e discentes que estavam cumprindo estágio curricular nesses serviços. Foram estabelecidas duas categorias de análise: organização e desenvolvimento do estágio dos cursos da área de saúde; e interfaces da integração ensino e serviço; sendo que a primeira categoria se subdividiu em duas: planejamento das atividades nos espaços de formação no SUS; e formação pedagógica para preceptoria no SUS. Os resultados evidenciaram que existe pouca comunicação entre os atores envolvidos no processo formativo dos estágios curriculares, bem como no planejamento entre coordenações de estágio da universidade e preceptores, dificultando o desenvolvimento das ações a serem realizas nos cenários da prática do SUS e o processo de integração entre ensino e serviço. Esta pesquisa também gerou como produto o Guia Digital para os estágios curriculares nos serviços de saúde em um município de Alagoas, visando proporcionar o conhecimento prévio dos campos de estágio da rede municipal de saúde, bem como apresentar os instrumentos de gestão que compõem o sistema de planejamento no SUS. Como considerações finais, entende-se que a integração ensino-serviço é primordial para a formação e o desenvolvimento dos profissionais de saúde e necessária para consolidação do SUS.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 2317887 - JERZUI MENDES TORRES TOMAZ
Interna - 2106371 - JOSINEIDE FRANCISCO SAMPAIO
Externo ao Programa - 1743794 - JARBAS RIBEIRO DE OLIVEIRA
Notícia cadastrada em: 25/05/2022 10:31
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