PPGES PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO PROFISSIONAL EM ENSINO NA SAÚDE FACULDADE DE MEDICINA Telefone/Ramal: (82) 99951-6773

Banca de QUALIFICAÇÃO: MARCIA MIRIAN ROSENDO ALELUIA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : MARCIA MIRIAN ROSENDO ALELUIA
DATA : 20/07/2022
LOCAL: On line

SEGURANÇA DO PACIENTE EM HOSPITAL PÚBLICO: CONHECIMENTO DOS GRADUANDOS DE ENFERMAGEM

Descritores: Segurança do Paciente; Medidas de Segurança; Serviço Hospitalar de Enfermagem; Estudantes de Enfermagem.

RESUMO
O Programa Nacional de Segurança do Paciente (PNSP) instituído pelo Ministério da Saúde (MS) tem reconhecidamente contribuído para a qualificação do cuidado em saúde em todos os estabelecimentos de saúde do território nacional, públicos e privados, estimulando uma prática assistencial segura, o envolvimento do cidadão na sua auto segurança incentivando a inclusão do tema no ensino e o incremento da pesquisa sobre o tema. O estudo realizado com graduandos de enfermagem da Escola de Enfermagem da Universidade Federal de Alagoas durante o Estágio Supervisionado em Hospital Geral com relação a segurança do paciente teve como objetivo analisar a percepção desses em relação à segurança do paciente no hospital público que atuam como cenário de práticas para o curso. A pergunta norteadora que conduziu a pesquisa foi: Qual é o conhecimento de graduandos em enfermagem de uma universidade pública do Nordeste Brasileiro, sobre segurança do paciente. Logo, o Objetivo é identificar o conhecimento de graduandos em enfermagem de uma universidade pública do Nordeste Brasileiro, sobre segurança do paciente. A Metodologia aplicada será a abordagem qualitativa, do tipo descritiva. A amostra foi constituída por 20 alunos regularmente matriculados no quinto ano, cursando a disciplina estágio supervisionado em hospital geral do curso de graduação de Enfermagem da UFAL. Foram realizadas entrevistas, guiadas por instrumento semiestruturado, no mês de abril de 2022 analisadas à luz do referencial de Análise de Conteúdo de Bardin, contemplando a técnica de Análise Categorial. As entrevistas foram realizadas em uma sala reservada onde estiveram presentes apenas o pesquisador e um aluno (a), ambos utilizando máscara e respeitando o distanciamento de 2 metros de acordo com as orientações do MS/ANVISA, devido à ocorrência da Pandemia do Covid-19. Os resultados mostraram que os graduandos possuem conhecimento restrito sobre Segurança do Paciente, adquirido no decorrer do curso e em atividades extracurriculares. Na prática do estágio conseguem discernir os protocolos implementados pelo Núcleo de Segurança do Paciente no hospital e tecer considerações sobre sua importância para a qualidade assistencial nos serviços de saúde. A Relevância dos estudos e a contribuição científica esperada a partir do diagnóstico da pesquisa seria o incremento da formação dos alunos dos cursos de enfermagem por conta dos conhecimentos adquiridos sobre segurança do paciente levando-os a intervir de maneira multidisciplinar, buscando a melhoria da qualidade da assistência. O estudo, após finalizado, deverá ser enviado para publicação em revista científica comprometida com o tema podendo contribuir significativamente com os profissionais de saúde e a sociedade.

Presidente - 529203 - LUCY VIEIRA DA SILVA LIMA
Interna - 7530212 - MERCIA LAMENHA MEDEIROS
Externa ao Programa - 1566710 - ISABEL COMASSETTO
Notícia cadastrada em: 20/07/2022 10:10