PPGES PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO PROFISSIONAL EM ENSINO NA SAÚDE FACULDADE DE MEDICINA Telefone/Ramal: (82) 99951-6773

Banca de QUALIFICAÇÃO: JULLIANNA MEIRELLES DO NASCIMENTO SILVA PEREIRA

DISCENTE : JULLIANNA MEIRELLES DO NASCIMENTO SILVA PEREIRA
DATA : 24/08/2022
LOCAL: online

PRÁTICAS INTEGRATIVAS E COMPLEMENTARES NAS RESIDÊNCIAS EM SAÚDE NO HOSPITAL UNIVERSITÁRIO

Terapias Complementares; Educação; Formação Profissional.

Introdução: As Práticas Integrativas e Complementares podem ser vistas como uma importante estratégia de assistência à saúde, especialmente por considerarem a pessoa em sua integralidade, diferenciando-se do modelo biomédico. A Organização Mundial da Saúde incentiva e fortalece a inserção, reconhecimento e regulamentação destas práticas, produtos e praticantes nos sistemas nacionais de saúde. Neste sentido, atualizou as suas diretrizes a partir do documento "Estratégia da OMS sobre Medicinas Tradicionais para 2014-2023". Objetivo: Avaliar a aplicabilidade sobre extenso entre os residentes do segundo ano de um hospital universitário em Alagoas. Método: Trata-se de um estudo de caráter exploratório-descritivo com abordagem qualitativa realizado no ano de 2021, em um hospital universitário, que utilizou a entrevista como técnica de coleta de dados. A análise de conteúdo foi realizada considerando Malheiros. Resultados: As categorias encontradas foram: saberes em relação às práticas entre os residentes; vivências das práticas entre os residentes em saúde no hospital universitário e a aplicação das práticas no referido hospital universitário durante a pandemia de COVID – 19. O hospital estudado oferece algumas Práticas Integrativas e Complementares, como acupuntura, auriculoterapia, meditação, massoterapia, ventosa e terapia floral no ambulatório apesar de não serem abordadas nos programas de residência em saúde como conteúdo obrigatório, algumas disciplinas e cenários de atuação dos residentes possibilitaram uma vivência prática. Conclusão: O estudo contribuiu no âmbito da prática profissional, através do diálogo sobre as práticas buscando estimular a busca de mais conhecimentos e da implementação das mesmas no ensino residências em saúde e consequente na assistência ao usuário dos serviços de saúde.

Interna - 1121117 - CRISTINA CAMELO DE AZEVEDO
Interna - 2106371 - JOSINEIDE FRANCISCO SAMPAIO
Externo à Instituição - KRISTIANA CERQUEIRA MOUSINHO FONSECA - UNCISAL
Interno - 1653241 - WALDEMAR ANTONIO DAS NEVES JUNIOR