PPGES PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO PROFISSIONAL EM ENSINO NA SAÚDE FACULDADE DE MEDICINA Telefone/Ramal: (82) 99951-6773

Banca de DEFESA: JULLIANNA MEIRELLES DO NASCIMENTO SILVA PEREIRA

DISCENTE : JULLIANNA MEIRELLES DO NASCIMENTO SILVA PEREIRA
DATA : 24/10/2022
LOCAL: Parecer Escrito

PRÁTICAS INTEGRATIVAS E COMPLEMENTARES NAS RESIDÊNCIAS EM SAÚDE NO HOSPITAL UNIVERSITÁRIO

Terapias Complementares; Educação; Formação Profissional; Oficina.

Práticas Integrativas e Complementares (PICS) é a designação que o Ministério da Saúde (MS) deu ao que a literatura científica internacional tem chamado de Medicinas Alternativas e Complementares. As PICS podem ser vistas como importante estratégia de assistência à saúde, especialmente por considerarem a pessoa em sua integralidade, diferenciando-se do modelo biomédico. Este Trabalho Acadêmico de Conclusão de Curso (TACC) consta de um artigo científico e um produto, oriundo de pesquisa de campo com os residentes do segundo ano (R2) matriculados na Residência Médica em Clínica Médica e na Residência Multiprofissional em Saúde na Área do Adulto e Idoso do hospital universitário do estado de Alagoas, pois tendo cursado mais de um ano da residência no hospital, atuado em alguns cenários, poderiam ter vivenciado as PICS na residência. No acompanhamento dos residentes em saúde durante a preceptoria no hospital universitário, observou-se o desconhecimento sobre as PICS entre os estudantes e profissionais da saúde, o que interferem no cuidado de saúde, autocuidado e na oferta aos usuários do serviço. A pesquisa teve como objetivo geral avaliar a aplicabilidade das PICS entre os residentes do segundo ano de um hospital universitário em Alagoas. Trata-se de um estudo de caráter exploratório-descritivo com abordagem qualitativa realizado no ano de 2021, utilizando-se da a entrevista como técnica de coleta de dados e com os dados sendo observados através da análise de conteúdo. Obteve-se como resultados três categorias: saberes em relação às PICS; vivências com as PICS e indicação das PICS durante a pandemia de COVID-19. Observou-se pouco ou nenhum conhecimento entre os residentes acerca do tema estudado; os participantes trouxeram reflexões sobre a necessidade de aquisição de mais conhecimentos sobre as PICS, percebendo e identificando os usos destas em suas vidas durante a pandemia de COVID-19. É clara a necessidade da aquisição de experiência e conhecimento das PICS no ensino na saúde e da importância desse tema para a equipe multiprofissional. O hospital estudado oferece algumas PICS, como acupuntura, auriculoterapia, meditação, massoterapia, ventosa e terapia floral no ambulatório; apesar do tema não ser abordado nos programas de residência em saúde como conteúdo obrigatório, mas em algumas disciplinas e cenários de atuação dos residentes possibilitaram uma vivência prática. O estudo contribuiu no âmbito da prática profissional, através do diálogo sobre as PICS buscando estimular a busca de seu conhecimento e implementação no ensino das residências em saúde, na assistência ao usuário dos serviços de saúde. A partir destes resultados foi realizada como produto uma oficina de Práticas Integrativas e Complementares com os residentes do primeiro e segundo ano, objetivando o cuidado integral e humanizado no hospital universitário, estimular o uso das PICS nas residências em saúde no contexto hospitalar e a reflexão sobre o tema, compartilhando conhecimentos. O estudo permitiu atingir os propósitos do Mestrado Profissional, demonstrando a oportunidade de divulgar as PICS na prática profissional educativa e do trabalho desenvolvido no hospital.

Presidente - 2106371 - JOSINEIDE FRANCISCO SAMPAIO
Interna - 1121117 - CRISTINA CAMELO DE AZEVEDO
Externo à Instituição - KRISTIANA CERQUEIRA MOUSINHO FONSECA - UNCISAL
Notícia cadastrada em: 19/10/2022 12:07