PPGES PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO PROFISSIONAL EM ENSINO NA SAÚDE FACULDADE DE MEDICINA Telefone/Ramal: (82) 99951-6773

Banca de DEFESA: GILVÂNIA NÓIA DA SILVA

DISCENTE : GILVÂNIA NÓIA DA SILVA
DATA : 04/11/2022
LOCAL: Maceió- Alagoas

AQUISIÇÃO DE SABERES PARA ATUAÇÃO DO NUTRICIONISTA NA ATENÇÃO PRIMÁRIA: percepção de discente do curso de nutrição de uma universidade de Alagoas

Palavras-chave: Ensino. Nutrição em saúde. Atenção Básica.

Este trabalho de conclusão de curso do Mestrado Profissional de Ensino na Saúde da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Alagoas é composto pela dissertação e pelo produto que, juntos, compõem o TACC. Atenção nutricional se define como um conjunto de ações de segurança alimentar e nutricional dentro dos cenários da saúde pública.No entanto, no Brasil, as descrições das ações e diretrizes sobre a alimentação e a nutrição realizadas pela academia, ou pelas equipes de Atenção Primária à Saúde (APS), ainda são insuficientes para compreensões mais aprofundadas. Os currículos das Instituições de Ensino Superior (IES) contemplam em geral, os níveis de complexidade de atenção à saúde do Sistema Único de Saúde (SUS), com pouca integração entre disciplinas e nem sempre sugerem o uso demetodologias ativas durante as aulas teóricas e práticas. O objetivo geral deste TACC e da pesquisa que o subsidiou, consiste emverificar a real percepção dos estudantes degraduação de umcurso de nutrição de uma universidade pública do nordeste do país, principalmenteno exercício das atividades na atenção primaria à saúde, nas assimilações teóricas necessárias para a atuação profissional na saúde, especificamente na atenção primaria à saúde. A coleta de dados foi realizadade acordo com o decreto estadual para períodos de quarentena devido à pandemia do covid-19. Os dados da pesquisa foram construídos a partir de entrevistas online, realizadas por vídeo conferência na plataforma on-line do Google Meet, no período de julho a setembro de 2021. Trata-se de um estudo de caso, de abordagem qualitativa. Os sujeitos da pesquisa foram sete discentes. Para a análise dos dados, foi utilizada a técnica de análise de conteúdo temática de Malheiros (2011), que conduziu à eleição de três categorias: o processo de formação e a atuação do nutricionista na Atenção primária; práticas acadêmicas no curso de nutrição, por último, a APS como cenário de práticas do profissional nutricionista. Os resultados obtidos evidenciam necessidades de mais vivências formativas, tendo o campo de prática como componente importante para atuaçãoe experiência do nutricionista, no que se refere à atenção primaria. As experiências nas situações práticas neste cenário, durante a graduação, aparecem de forma incipiente, o que nos faz concluir que há necessidade de promover parcerias estratégicas, compartilhando os benefícios, os riscos e o controle das ações conjuntas, além de fazer contribuições contínuas em áreas previamente estabelecidas entre instituições de ensino e saúde para qualificar o processo de formação. Por fim, como produto educacional do mestrado relacionado à pesquisa, foi desenvolvido um webnário sobre Atuação do Nutricionista na APS. O objetivo foidebater sobre apresença do nutricionista nos diferentes cenários de atuação da atenção primaria à saúde, a ser divulgado entre: os estudantes, docentes, nutricionistas, outros profissionais da saúde e interessados na temática. O evento se mostrou relevante para a aprendizagem dos estudantes e para a melhoria das práticas de ensino-aprendizagem nos serviços, uma vez que os palestrantes demonstram que é possível articular teoria e prática no futuro local de trabalho.

Presidente - 1121117 - CRISTINA CAMELO DE AZEVEDO
Interno - 1653241 - WALDEMAR ANTONIO DAS NEVES JUNIOR
Externa à Instituição - VANESSA SA LEAL - UFPE
Notícia cadastrada em: 04/11/2022 11:19