COMPETÊNCIAS NECESSÁRIAS DO ALUNO NA ATENÇÃO PRIMÁRIA: CONHECIMENTO DO PROFESSOR PRECEPTOR DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO
Formação em Saúde, Assistência em Enfermagem, Atenção Primaria, Educação em Enfermagem.
Este Trabalho Acadêmico de Conclusão de Curso (TACC) é composto pelas seguintes seções: apresentação; dissertação, fruto da pesquisa realizada durante o mestrado; e o produtos educacionais a ela relacionados. Ao final, são traçadas as considerações gerais do TACC e disponibilizados os apêndices e anexos. Na apresentação são explicitadas as motivações pessoais que levaram à pesquisa, assim como um breve histórico sobre o tema estudado. A dissertação é oriunda da pesquisa “Conhecimento do professor preceptor do estágio supervisionado, sobre as competências necessárias que o aluno deverá alcançar no estágio da atenção primária’, realizada com abordagem qualitativa, por meio de pesquisa documental, analisando-se o Projeto Pedagógico do Curso (PPC) de enfermagem de uma instituição particular de Maceió-AL. Observadas lacunas nos processos formativos dos profissionais e egressos, que dificultavam colocar em prática o que preconiza o PPC do curso e as DCNs, foram pensadas e executadas ações que pudessem colaborar na formação em saúde, capazes de provocar mudanças nas práticas assistenciais. Frutos dessas ações, os produtos educacionais foram: um artigo original, e uma oficina para as preceptoras do curso de enfermagem, com o objetivo de mostrar quais as fragilidades encontradas, afim de trazer soluções de melhorias para o estágio e consequentemente para o curso. A conclusão geral, advinda da pesquisa e das intervenções e produtos relacionados, é de que os objetivos propostos foram alcançados. Sendo portanto o texto do PPC após analisado, suficiente para uma formação compatível com um perfil profissional capaz de compreender e oferecer atenção adequada. Além disso, houve importante aprendizado para a pesquisadora e para seus interlocutores nessa trajetória acadêmica, produzindo melhorias para os profissionais, egressos, usuários e para a instituição onde foram desenvolvidas as ações.