PPGES PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO PROFISSIONAL EM ENSINO NA SAÚDE FACULDADE DE MEDICINA Telefone/Ramal: (82) 99951-6773

Banca de QUALIFICAÇÃO: GRACIELLE TORRES AZEVEDO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : GRACIELLE TORRES AZEVEDO
DATA : 31/03/2023
LOCAL: Web Conferência Microsoft Teams

OS CUIDADOS PALIATIVOS E O PERCURSO FORMATIVO DISCENTE DE UMA RESIDÊNCIA MULTIPROFISSIONAL EM SAÚDE NUM HOSPITAL PÚBLICO DE ENSINO

Cuidados Paliativos Integrativos. Residência em Saúde. Formação em saúde. Conforto do paciente. Cuidados Paliativos na Terminalidade da vida.

Este Trabalho Acadêmico de Conclusão de Curso - TACC do Mestrado Profissional em Ensino na Saúde da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Alagoas é constituído por duas partes: a primeira é composta por um artigo científico e a segunda, por dois produtos técnicos educacionais, oriundos da pesquisa: “Os Cuidados Paliativos e o percurso formativo discente de uma residência multiprofissional em saúde num hospital público de ensino”. A temática Cuidados Paliativos é de grande relevância e a formação e o conhecimento acerca desses cuidados impactam diretamente na qualidade da assistência em saúde. A motivação para esta pesquisa surgiu a partir da experiência pessoal e profissional da autora, que ao longo dos anos atuando diretamente no âmbito do SUS em um hospital público de ensino, observou lacunas na assistência ao paciente em Cuidados Paliativos. Tem como objetivo compreender o percurso formativo em Cuidados Paliativos dos discentes da Residência Multiprofissional em Saúde do Adulto e do Idoso de um hospital público. Trata-se de um estudo descritivo com abordagem qualitativa do tipo estudo de caso, com característica exploratória. Foi realizado um grupo focal com a participação de 7 residentes do 2º ano. A análise dos dados foi realizada conforme o método proposto por Malheiros (2011), a partir dos discursos dos participantes, e organização em categorias: 1) Percurso formativo em CCPP; 2) Cuidados Paliativos enquanto Qualidade de Vida; 3) Cuidados Paliativos versus terminalidade e tecnologia. Assim, produzimos um artigo científico, com título: Os Cuidados Paliativos e o percurso formativo discente de uma residência multiprofissional em saúde num hospital público de ensino”, teve como objetivo principal compreender o percurso formativo em Cuidados Paliativos dos discentes da Residência Multiprofissional em Saúde do Adulto e do Idoso de um hospital público”, título igual ao da pesquisa. Como produtos educacionais: produto 1: e-book “Cuidados Paliativos – Saber para Cuidar”, um material didático, produto textual acessível, prático, gratuito e de fácil compreensão; produto 2: protótipo de aplicativo: “Cuidados Paliativos – Saber para Cuidar”, viável para o treinamento de habilidades e conhecimento acerca da temática. Busca-se através do presente trabalho, poder contribuir com o ensino em Cuidados Paliativos no âmbito do SUS, em um hospital público de ensino e, colaborar na integração ensino, serviço e comunidade para melhoria das práticas assistências.

Presidente - 1653241 - WALDEMAR ANTONIO DAS NEVES JUNIOR
Interno(a) - 1518410 - JEFFERSON DE SOUZA BERNARDES
Externo(a) à Instituição - CRISTIANE MARIA AMORIM COSTA - UERJ
Notícia cadastrada em: 25/03/2023 19:09