PPGES PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO PROFISSIONAL EM ENSINO NA SAÚDE FACULDADE DE MEDICINA Telefone/Ramal: (82) 99951-6773

Banca de QUALIFICAÇÃO: ALENILZA BEZERRA COSTA

DISCENTE : ALENILZA BEZERRA COSTA
DATA : 10/04/2023
LOCAL: google meet

AVALIAÇÃO SOBRE SUSTENTABILIDADE E RESÍDUOS SÓLIDOS DE SAÚDE: REALIDADE DE UM CURSO MÉDICO EM UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR PÚBLICA DE ALAGOAS

Sustentabilidade. RSSS. Estudantes. IES

Objetivo Geral: Investigar a relação entre o comportamento para a sustentabilidade e o gerenciamento de resíduos em serviços de saúde (GRSS), junto aos estudantes de Medicina de uma Instituição de Ensino Superior Pública de Alagoas, procurando subsídios para o aprimoramento do currículo. Metodologia: Trata-se de um estudo de caso de caráter exploratório, do tipo descritivo-analítico, com abordagem quantitativa. A amostra foi constituída por 93 estudantes de Medicina. Critério de Inclusão: estar matriculado no curso de Medicina da instituição pesquisada. Critério de Exclusão: estudante transferido de outras IESs e estudante afastado das atividades acadêmicas. Instrumentos: questionário, tipo atitudinal ou Likert, validado, intitulado “O Comportamento para Sustentabilidade” (AFONSO et al., 2016). O instrumento foi construído com base nos construtos teóricos acerca da sustentabilidade, mediante três dimensões, a saber: Consciência Ambiental, Comportamento Pró-Ambiental e Qualidade de Gerenciamento de Resíduos. A escala avalia seis itens para cada dimensão, totalizando 18 itens. Coleta de Dados: o questionário e o TCLE foram inseridos no Google Forms e enviados, por correio eletrônico (e-mail) institucional, aos estudantes sorteados. Análise de Dados: Os dados, inicialmente, foram agrupados em planilha do Microsoft Office Excel. Posteriormente, as variáveis foram organizadas em tabelas. Para descrição dos dados, utilizaram-se as medidas: frequência absoluta (n), frequência relativa em porcentagem (%), média, desvio padrão (DP), coeficiente de variação (CV), coeficiente alfa de Cronbach, coeficiente de correlação de Pearson (r). Resultados: O nível de consciência ambiental tem influência positiva no comportamento pró-ambiental e na qualidade do GRSS. O comportamento pró-ambiental exerce influência positiva na qualidade do gerenciamento de resíduos de serviços em saúde. Os estudantes do quinto ano têm maior atitude positiva (estatisticamente significativa) para sustentabilidade que os demais, inclusive o sexto ano. Não há diferença estatisticamente significativa no comportamento para sustentabilidade entre estudantes do sexo feminino e masculino. A percepção para a qualidade do gerenciamento de RSS dos estudantes, de todos os anos, requer aprimoramento curricular. Para maior aprofundamento sugere-se pesquisa qualitativa sobre as oportunidades de aprendizagem existentes. Os documentos da instituição mostram uma preocupação frágil ou superficial para materializar a sustentabilidade e RSS no cotidiano do estudante. Conclusão: Os estudantes apresentam nas dimensões de consciência ambiental e comportamento pró-ambiental positivo e em zona de conforto. Porém na dimensão qualidade do gerenciamento de RSS, o comportamento preocupante em zona de alerta, precisando de aprimoramento.

Externo(a) à Instituição - SIMONE SCHWARTZ LESSA - UNCISAL
Externo(a) à Instituição - LENILDA AUSTRILINO SILVA
Presidente - 1120653 - ROSANA QUINTELLA BRANDAO VILELA
Notícia cadastrada em: 04/04/2023 12:27