PODCAST COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO-APRENDIZAGEM EM DISCIPLINA DE FISIOTERAPIA INTENSIVA
Metodologias Ativas; Aprendizagem Baseada em Projetos; Tecnologias Digitais; Rubrica; Podcast.
Introdução: O podcast está sendo incorporado às estratégias educacionais no ensino superior, propondo-se contribuir com Comment start o processo de ensino-aprendizagem na construção de um conhecimento Comment end colaborativo, sem desconsiderar o aprendizado científico clássico. A inexistência de literatura demonstrativa do uso de podcast no ensino em fisioterapia motivou a elaboração deste projeto que interrogou como os discentes percebem a produção colaborativa de podcast associada a ABP para a autoaprendizagem em Fisioterapia. Objetivo: analisar a percepção dos discentes sobre o processo de construção do conhecimento individual e colaborativo na produção de podcast associado a Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP) como estratégia para o aprendizado em disciplina de fisioterapia intensiva. Percurso metodológico: Trata-se de um estudo de abordagem qualitativa, do tipo pesquisa ação. Os dados foram coletados através de um mural digital (Padlet) e por meio de gravações em áudio e foram processados pelo software Interface de R (4.1.3) IRAMUTEQ, versão 0.7. Resultados: Os dados obtidos após a percepção discente sobre a produção do podcast como estratégia de ensino-aprendizagem deram origem a três categorias: construção do conhecimento colaborativo durante a produção do podcast, utilização do podcast na transmissão do conhecimento em Fisioterapia e avaliação da atividade colaborativa. Assim como a construção de uma Rubrica para avaliação formativa. Considerações finais: A utilização das etapas da ABP durante a construção do podcast ultrapassou o exercício do conteúdo tradicional e demonstrou o desenvolvimento de habilidades e competências cognitivas, afetivas, sociais e emocionais discentes durante o aprendizado de Fisioterapia Intensiva, além de tudo, proporcionou a ampliação da criticidade e da prática de auto avaliação dos estudantes.