PPGES PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO PROFISSIONAL EM ENSINO NA SAÚDE FACULDADE DE MEDICINA Telefone/Ramal: (82) 99951-6773

Banca de QUALIFICAÇÃO: NATHÁLIA RODRIGUES DE FREITAS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : NATHÁLIA RODRIGUES DE FREITAS
DATA : 15/05/2023
HORA: 09:00
LOCAL: FAMED-UFAL
TÍTULO:

PODCAST COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO-APRENDIZAGEM EM DISCIPLINA DE FISIOTERAPIA INTENSIVA


PALAVRAS-CHAVES:

Metodologias Ativas; Aprendizagem Baseada em Projetos; Tecnologias Digitais; Rubrica; Podcast.


PÁGINAS: 92
RESUMO:

Introdução: O podcast está sendo incorporado às estratégias educacionais no ensino superior, propondo-se contribuir com Comment start  o processo de ensino-aprendizagem na construção de um conhecimento Comment end  colaborativo, sem desconsiderar o aprendizado científico clássico. A inexistência de literatura demonstrativa do uso de podcast no ensino em fisioterapia motivou a elaboração deste projeto que interrogou como os discentes percebem a produção colaborativa de podcast associada a ABP para a autoaprendizagem em Fisioterapia. Objetivo: analisar a percepção dos discentes sobre o processo de construção do conhecimento individual e colaborativo na produção de podcast associado a Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP) como estratégia para o aprendizado em disciplina de fisioterapia intensiva. Percurso metodológico: Trata-se de um estudo de abordagem qualitativa, do tipo pesquisa ação. Os dados foram coletados através de um mural digital (Padlet) e por meio de gravações em áudio e foram processados pelo software Interface de R (4.1.3) IRAMUTEQ, versão 0.7. Resultados: Os dados obtidos após a percepção discente sobre a produção do podcast como estratégia de ensino-aprendizagem deram origem a três categorias: construção do conhecimento colaborativo durante a produção do podcast, utilização do podcast na transmissão do conhecimento em Fisioterapia e avaliação da atividade colaborativa. Assim como a construção de uma Rubrica para avaliação formativa. Considerações finais: A utilização das etapas da ABP durante a construção do podcast ultrapassou o exercício do conteúdo tradicional e demonstrou o desenvolvimento de habilidades e competências cognitivas, afetivas, sociais e emocionais discentes durante o aprendizado de Fisioterapia Intensiva, além de tudo, proporcionou a ampliação da criticidade e da prática de auto avaliação dos estudantes.


MEMBROS DA BANCA:
Interno(a) - 1137700 - FRANCISCO JOSE PASSOS SOARES
Interno(a) - 529203 - LUCY VIEIRA DA SILVA LIMA
Interno(a) - 1120983 - MARIA VIVIANE LISBOA DE VASCONCELOS
Interno(a) - 7530212 - MERCIA LAMENHA MEDEIROS
Notícia cadastrada em: 09/05/2023 17:40
SIGAA | NTI - Núcleo de Tecnologia da Informação - (82) 3214-1015 | Copyright © 2006-2024 - UFAL - sig-app-2.srv2inst1 04/05/2024 07:35