PPGES PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO PROFISSIONAL EM ENSINO NA SAÚDE FACULDADE DE MEDICINA Telefone/Ramal: (82) 99951-6773

Banca de QUALIFICAÇÃO: SHEILA DE SOUZA RAMIRES DUTRA

DISCENTE : SHEILA DE SOUZA RAMIRES DUTRA
DATA : 25/04/2023
LOCAL: Parecer Técnico escrito e-mail

COMPETÊNCIAS TÉCNICAS E COMPORTAMENTAIS DO ENFERMEIRO PRECEPTOR EM UMA UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA NEONATAL, DE UM HOSPITAL PÚBLICO DE ALAGOAS

Preceptoria. Competência. Enfermeira. Neonatologia.

A preceptoria é o ensino em serviço, que forma profissionais em cenários de prática, o preceptor tem o papel de ensinar e realizar a troca de conhecimentos através de sua prática diária. O preceptor é um formador e orientador, supervisiona e conduz o estudante na formação profissional. Este Trabalho Acadêmico de Conclusão de Curso - TACC do Mestrado Profissional em Ensino na Saúde da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Alagoas, é constituído por duas partes: a primeira, é composta por um artigo científico e a segunda, por um produto técnico educacional. O TACC: Competências Técnicas e Comportamentais do Enfermeiro Preceptor em uma Unidade de Terapia Intensiva Neonatal, de um Hospital Público de Alagoas, tem como objetivo principal analisar o desempenho das competências técnicas e comportamentais dos Enfermeiros Preceptores em uma Unidade de Terapia Intensiva Neonatal Pública e de Ensino.

Trata- se um estudo do tipo exploratório de abordagem quanti e qualitativa e de natureza descritiva.  O estudo analítico foi realizado com dados coletados em amostra de 30 preceptores lotados na Uti Neonatal da Maternidade Santa Mônica. Foi utilizado um instrumento validado e adaptado de coleta de dados com 35 afirmações com respostas em escala do tipo Likert de cinco pontos, além de três perguntas abertas. (Girotto.2016). Foi produzido um artigo científico, com título: Competências Técnicas e Comportamentais do Enfermeiro Preceptor em uma Unidade de Terapia Intensiva Neonatal de um Hospital Público de Alagoas e como produto educacional: material didático e reflexivo um vídeo animado com o tema: Preceptoria na Neo vou falar, o vídeo está disponibilizado na Plataforma de Compartilhamento de vídeos YouTube. O link para acesso é:  https://youtu.be/9LhtWEREe2c.Venho através desse trabalho contribuir com o ensino na prática, fazer uma reflexão sobre a preceptoria, analisando o desempenho das competências técnicas e comportamentais dos enfermeiros preceptores da Unidade Neonatal no qual sou parte integrante.

Presidente - 1918787 - ANDREA MARQUES VANDERLEI FERREIRA
Interno(a) - 2106371 - JOSINEIDE FRANCISCO SAMPAIO
Interno(a) - 7530212 - MERCIA LAMENHA MEDEIROS
Externo(a) ao Programa - 2582344 - THAIS HONORIO LINS BERNARDO