PPGES PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO PROFISSIONAL EM ENSINO NA SAÚDE FACULDADE DE MEDICINA Telefone/Ramal: (82) 99951-6773

Banca de DEFESA: NATHÁLIA RODRIGUES DE FREITAS

DISCENTE : NATHÁLIA RODRIGUES DE FREITAS
DATA : 09/06/2023
LOCAL: FAMED-UFAL

PERCEPÇÃO DISCENTE SOBRE APRENDIZAGEM BASEADA EM PROJETOS NA PRODUÇÃO DE PODCAST EM DISCIPLINA DE FISIOTERAPIA INTENSIVA

Metodologias Ativas; Aprendizagem Baseada em Projetos; Tecnologias Digitais; Rubrica; Podcast.

O avanço tecnológico tem modificado o contexto social, assim como o formato do ensino superior, tornando o processo de ensino-aprendizagem mais dinâmico e colaborativo. A Aprendizagem Baseada em Projetos contribui para a contextualização de conhecimentos, desenvolvendo o pensamento crítico discente no ambiente acadêmico e o torna ativo no processo de construção do trabalho colaborativo. No modelo de ensino que utiliza metodologias ativas o docente atua como mediador do conteúdo e o discente tem autonomia sobre o aprendizado e pode utilizar as tecnologias digitais como instrumentos potencializadores para a construção inovadora do conhecimento. O podcast surge como uma plataforma tecnológica inovadora e democrática, com um grande potencial de estimular o aprendizado na área da saúde e possibilita a transmissão online de conteúdo científico, disseminando programas com a finalidade de educar, divulgar ciência e informar. A pesquisa  teve como objetivo analisar a percepção dos discentes sobre o processo de construção do conhecimento individual e colaborativo na produção de podcast utilizando-se a Aprendizagem Baseada em Projetos como estratégia para promover a aprendizagem em disciplina de Fisioterapia intensiva. Tratou-se de um estudo de abordagem qualitativa, do tipo pesquisa ação, no qual foi utilizada a análise de anotações realizadas pelos discentes em plataforma digital (Padlet) sobre as distintas etapas de produção do podcast, e as críticas e sugestões dos discentes sobre a Rubrica do processo de elaboração do podcast. Os resultados foram agrupados e explanados em três categorias: construção do conhecimento colaborativo durante a produção do podcast, utilização do podcast na transmissão do conhecimento em Fisioterapia e avaliação da atividade colaborativa. A associação da Aprendizagem Baseada em Projetos ao podcast como tecnologia educacional mostrou-se suficiente para o desenvolvimento de competências profissionais e habilidades tecnológicas previstas nas Diretrizes Curriculares Nacionais para o curso de Fisioterapia, com ampla satisfação dos discentes, possibilitando a inserção deste modelo de atividade na ementa do curso. A satisfação com o trabalho colaborativo durante a produção de podcast e o desenvolvimento da criticidade, praticando a auto avaliação demonstrou um conhecimento que ultrapassou o conteúdo tradicional. Esta pesquisa gerou um artigo científico e dois produtos educacionais: (1) Rubrica, avaliada pelos alunos que participaram do estudo e os discentes do Mestrado Profissional em Saúde; (2) Manual para a produção de podcast na área de Fisioterapia, elaborado com a plataforma CANVA, e disponibilizado em formato eletrônico. Os resultados desta pesquisa são relevantes para o meio acadêmico, visto que corroboram com outros estudos que comprovam a importância do ensino inovador e alicerçado na aprendizagem ativa           e colaborativa do estudante.

Presidente - 1137700 - FRANCISCO JOSE PASSOS SOARES
Interno(a) - 529203 - LUCY VIEIRA DA SILVA LIMA
Interno(a) - 1120983 - MARIA VIVIANE LISBOA DE VASCONCELOS
Interno(a) - 7530212 - MERCIA LAMENHA MEDEIROS