PPGES PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO PROFISSIONAL EM ENSINO NA SAÚDE FACULDADE DE MEDICINA Telefone/Ramal: (82) 99951-6773

Banca de QUALIFICAÇÃO: HELENA NUNES DA ROCHA FORTES

DISCENTE : HELENA NUNES DA ROCHA FORTES
DATA : 12/06/2023
LOCAL: Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Alagoas

COMPETÊNCIAS ÉTICAS DOS ESTUDANTES DE ODONTOLOGIA NO ATENDIMENTO ÀS PESSOAS VIVENDO COM HIV: CONHECIMENTO E PERCEPÇÕES

PVHIV; Competências Éticas; Estudantes de Odontologia; Condutas Antiéticas

A pandemia do HIV teve seu início na década de 80, e desde então robustos avanços nos tratamentos e diagnóstico foram alcançados, como a terapia antirretroviral e o desenvolvimento dos testes rápidos, entretanto, o progresso permanece lento quando se trata dos estigmas e preconceitos enfrentados pelas pessoas vivendo com HIV (PVHIV). Atitudes preconceituosas, geralmente expressas na forma de condutas antiéticas, ainda persistem no âmbito da saúde pública, levando pacientes a desistirem do tratamento ou até mesmo não o procurarem. Tal problemática é particularmente preocupante no tocante à Odontologia, sendo relatados na literatura atitudes como recusa do atendimento, encaminhamento sem justificativas, mudanças no protocolo de biossegurança dentre outros. Objetivo: o presente estudo teve como objetivo avaliar o desenvolvimento das competências éticas dos alunos do curso de Odontologia de uma Universidade Pública do Estado de Alagoas. Metodologia: Trata-se de um estudo transversal, descritivo de abordagem qualitativa. Foram realizadas 9 entrevistas semi-estruturadas com alunos do 5º ao 10º período do curso de Odontologia os quais tiveram ao menos uma experiência no atendimento às PVHIV, além da análise documental das Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs) dos cursos de Odontologia no Brasil e do Projeto Pedagógico do Curso (PPC) da Instituição estudada. Para análise dos dados foi utilizada a Análise de Conteúdo segundo Bardin. Resultados/Discussão: Após a aplicação da Análise de Conteúdo de Bardin surgiram duas categorias: “Conhecimento sobre a abordagem às PVHIV” e “Percepção dos alunos sobre fatores intervenientes no atendimento às PVHIV”. A segunda categoria se subdividiu em: “Fatores Potencializadores” e “Obstáculos”. Os fatores potencializadores encontrados foram as Ligas Acadêmicas e a experiência clínica, já os obstáculos observou-se a atuação da IES. Os Modelos Profissionais enquadraram-se em ambas as categorias, atuando ora como um Potencializador, ora como um obstáculo. Em relação os documentos estudados, observou-se uma discrepância entre o que as DCN preconizam em relação a Ética e o que é ofertado pelo PPC do curso de Odontoligia Considerações Finais: o desenvolvimento das Competências Éticas no atendimento às PVHIV na Instituição de Ensino estudada não se encontra plenamente desenvolvida.

Presidente - 2363460 - ANGELA MARIA MOREIRA CANUTO MENDONCA
Interno(a) - 1121117 - CRISTINA CAMELO DE AZEVEDO
Interno(a) - 1120983 - MARIA VIVIANE LISBOA DE VASCONCELOS
Interno(a) - 7530212 - MERCIA LAMENHA MEDEIROS