PPGES PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO PROFISSIONAL EM ENSINO NA SAÚDE FACULDADE DE MEDICINA Telefone/Ramal: (82) 99951-6773

Banca de DEFESA: ALENILZA BEZERRA COSTA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : ALENILZA BEZERRA COSTA
DATA : 19/06/2023
HORA: 14:00
LOCAL: FAMED
TÍTULO:

AVALIAÇÃO SOBRE CONSCIÊNCIA AMBIENTAL, COMPORTAMENTO PRÓ-
AMBIENTAL E QUALIDADE DE GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS:
REALIDADE DE UM CURSO MÉDICO EM UMA INSTITUIÇÃO DE
ENSINO SUPERIOR PÚBLICA DE ALAGOAS


PALAVRAS-CHAVES:

 Recursos audiovisuais. Vídeos educativos. Gerenciamento de resíduos. Instituições acadêmicas


PÁGINAS: 35
RESUMO:

O gerenciamento dos resíduos de serviços de saúde é fundamental. Trata-se de um sistema complexo, que envolve múltiplas etapas e diferentes pessoas, desde o cidadão, profissionais da área da saúde, prestadores de serviços internos das instituições de saúde, até profissionais especializados em gerenciamento de resíduos. Neste contexto e neste cenário, foi realizado este trabalho acadêmico, de conclusão de curso, sob o título “Avaliação sobre consciência ambiental, comportamento pró-ambiental e qualidade de gerenciamento de resíduos: realidade de um curso
médico em uma instituição de ensino superior pública de Alagoas”. A pesquisadora apresenta os resultados do estudo sobre o assunto, no formato de artigo e produto educacional. O primeiro teve como objetivo geral investigar a relação entre consciência ambiental, comportamento pró-ambiental e o gerenciamento de resíduos em serviços de saúde (GRSS), junto aos estudantes de Medicina de uma Instituição de Ensino Superior Pública de Alagoas. Trata-se de um estudo de caso
de caráter exploratório, do tipo descritivo-analítico, com abordagem quantitativa. A amostra foi constituída por 93 estudantes de Medicina. Teve como critério de inclusão: estar matriculado no curso de Medicina da instituição pesquisada; e como critério de exclusão: estudante transferido de outras IESs e estudante afastado das atividades acadêmicas. Como instrumento de coleta de dados, utilizou-se um questionário validado, intitulado “O Comportamento para Sustentabilidade”, de Afonso et al. (2016). O instrumento foi construído com base nos construtos teóricos acerca da
sustentabilidade, mediante três dimensões, a saber: Consciência Ambiental, Comportamento Pró-Ambiental e Qualidade de Gerenciamento de Resíduos. A escala, tipo Likert, avalia seis itens para cada dimensão, totalizando 18 itens. O questionário e o TCLE foram inseridos no Google Forms e enviados, por correio eletrônico (e-mail) institucional, aos estudantes sorteados. Para a análise de dados, inicialmente as informações foram agrupadas em planilha do Microsoft Office Excel.
Posteriormente, as variáveis foram organizadas em tabelas. Para a descrição dos dados, utilizaram- se as medidas: frequência absoluta (n), frequência relativa em porcentagem (%), média, desvio padrão (DP), coeficiente de correlação de Pearson (r) e coeficiente alfa de Cronbach. O valor do alfa de Cronbach foi 0,5596 para a dimensão consciência ambiental, um nível de consistência interna moderada, enquanto as dimensões comportamento pró-ambiental e gerenciamento de
resíduos apresentaram 0,6571e 0,715, respectivamente, evidenciando um nível de consistência interna considerado substancial. Os resultados mostraram que o nível de consciência ambiental teve influência positiva no comportamento pró-ambiental e na qualidade do GRSS. O comportamento pró-ambiental exerceu influência positiva na qualidade do gerenciamento de resíduos de serviços em saúde. Os estudantes do quinto ano tiveram maior atitude positiva (estatisticamente significativa) para as dimensões de consciência ambiental e comportamento pró-ambiental que os
demais, inclusive o sexto ano. Neste estudo, não houve diferença, estatisticamente significativa, no comportamento entre estudantes do sexo feminino e masculino, em qualquer dimensão. A percepção para a qualidade do gerenciamento de RSS dos estudantes, de todos os anos, requer aprimoramento curricular. Para maior aprofundamento, sugere-se pesquisa qualitativa sobre as oportunidades de aprendizagem existentes. Os documentos da instituição mostraram-se
insuficientes para materializar o gerenciamento de resíduos sólidos em saúde. Concluiu-se que a IES precisa praticar, orientar e monitorar o GRSS, como também sensibilizar os estudantes no  descarte dos resíduos gerados em atividades práticas. Os estudantes da instituição pesquisada apresentaram atitudes preocupantes na dimensão qualidade de gerenciamento de RSS, necessitando de aprimoramento. O Produto Educacional produzido foi um vídeo intitulado “Gerando e Descartando RSS em um Cenário Prático”. O recurso teve como objetivo sensibilizar a comunidade acadêmica sobre o seu papel no GRSS. O vídeo foi construído através da Plataforma Animaker e tem duração de 2’49’’. Seus conteúdos abordam o papel da IES no GRSS e Simulação de Situação de Geração e Descarte de RSS. Espera-se que este trabalho acadêmico de conclusão de curso venha a se consolidar como um documento auxiliar para o aprimoramento do currículo do curso de medicina da instituição pesquisada.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1120653 - ROSANA QUINTELLA BRANDAO VILELA
Interno(a) - 1120865 - ANTONIO CARLOS SILVA COSTA
Externo(a) à Instituição - SIMONE SCHWARTZ LESSA - UNCISAL
Notícia cadastrada em: 14/06/2023 13:06
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