O PLANEJAMENTO EM SAÚDE E A INTEGRAÇÃO ENSINO E SERVIÇO
Planejamento em Saúde; Integração docente assistencial; Preceptoria.
Este Trabalho Acadêmico de Conclusão de Curso (TACC) do Programa de Pós Graduação e Ensino na Saúde (PPES) pertencente à Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Alagoas é constituído das seguintes seções: apresentação geral do TACC; artigo baseado na pesquisa intitulada “O PLANEJAMENTO EM SAÚDE E A INTEGRAÇÃO ENSINO-SERVIÇO-COMUNIDADE-GESTAO”; produto educacional; considerações finais do TACC; e, por fim, os apêndices e anexos. Na apresentação geral do trabalho são esboçadas as motivações pessoais que levaram à realização da pesquisa. O artigo apresenta de forma ampliada e detalhada, o desenvolvimento da pesquisa que teve como objetivo geral compreender como as ações de planejamento em saúde utilizadas para a construção do Plano Municipal de Saúde em Arapiraca-AL contribuem para a integração ensino-serviço-comunidade-gestão. A pesquisa foi realizada em 2022 com preceptores da atenção básica que participaram da oficina do Plano Municipal de Saúde 2022-2025 e, para a produção de informações, foi utilizada a técnica da Roda de Conversa. As informações foram analisadas tendo como aporte metodológico, as práticas discursivas e produção de sentidos e análise dos repertórios linguísticos, produzindo como resultados três conjuntos de sentidos: o planejamento em saúde nos tempos de pandemia, os sentidos do planejamento em saúde e o ensino do planejamento em saúde como uma possibilidade de repensar a prática em saúde. Como produto foi escrito: um livro digital (e-book) sobre Planejamento no Território. O estudo procura contribuir para um planejamento em saúde orientado para a integração entre ensino-serviço-comunidade-gestão, no intuito de construir um SUS mais forte e resolutivo.