PARTICIPAÇÃO DE AGENTES COMUNITÁRIOS DE SAÚDE NA GRADUAÇÃO EM MEDICINA
Serviços de integração docente assistencial.Agentes comunitário de saúde. Ensino na saúde.
Este Trabalho Acadêmico de Conclusão de Curso (TACC) teve como base as inquietações decorrentes da observação dirigida para o trabalho em saúde e da integração ensino, serviço de saúde e comunidade durante o desenvolvimento da práxis laboral em Unidade Docente Assistencial vinculada à Universidade Federal de Alagoas, na preceptoria do curso de Medicina da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Alagoas. Direcionamos nosso interesse para a investigação da contribuição dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) no processo de formação dos estudantes de Medicina, tendo em vista a proximidade desses profissionais com a comunidade e seu papel na mediação entre os saberes técnicos e populares por meio da prática de educação popular em saúde. O estudo teve como objetivo geral analisar as ações desenvolvidas pelos ACS no processo formativo de estudantes de Medicina e como objetivos específicos, identificar as ações desenvolvidas por esses profissionais junto aos estudantes de Medicina e descrever quais as contribuições destes no processo formativo dos estudantes. Foi uma pesquisa exploratória e descritiva, de abordagem qualitativa. A técnica escolhida foi a roda de conversa, realizada com nove agentes comunitários de saúde de uma Unidade Docente Assistencial (UDA). A análise das falas resultou na definição de três categorias: 1. Atividades desenvolvidas pelos agentes comunitários de saúde para a formação do estudante; 2. Sentimentos de valorização, pertencimento e de contribuição com a formação; 3. Ausência de planejamento integrado entre ensino e serviços de saúde com a participação dos agentes comunitários de saúde. Ao fazer uma reflexão sobre os resultados, foi evidenciada a ausência dos ACS em momentos que antecedem a ida dos estudantes de medicina à UDA e à comunidade, sob a responsabilidade dessa Unidade, que possam servir como uma ação de planejamento ou uma preparação, por parte do curso, sobre o que é necessário ser observado e oferecido pelos ACS aos estudantes, a exemplo de cenários e situações de aprendizagem, dentre outras questões. Baseados, então, nesse vácuo da integração entre ensino e serviço constatado, foi pensado como produto de intervenção, a realização de oficina de sensibilização entre gestores do ensino e do serviço da UDA, incluindo os ACS com o objetivo de apresentar os resultados da pesquisa e sensibilizar sobre a importância da inclusão dos agentes Comunitários de Saúde na construção das ações para integração ensino e serviço no curso de Medicina. A oficina cumpriu com os objetivos apresentados e, além da sensibilização, foi garantida a participação dos ACS na construção coletiva das ações que requerem sua participação. O estudo e o produto de intervenção se mostraram relevantes para a conscientização de que é necessário efetuar pactos coletivos contínuos entre ensino e serviço, para que o processo de trabalho seja mais eficaz e com condições de responder às diversas demandas acadêmicas, administrativas e da comunidade.