PPGES PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO PROFISSIONAL EM ENSINO NA SAÚDE FACULDADE DE MEDICINA Telefone/Ramal: (82) 99951-6773

Banca de DEFESA: SAMUEL CORREIA DA SILVA MORAES

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : SAMUEL CORREIA DA SILVA MORAES
DATA : 21/07/2023
HORA: 15:00
LOCAL: Maceió- Alagoas
TÍTULO:

PARTICIPAÇÃO DE AGENTES COMUNITÁRIOS DE SAÚDE NA GRADUAÇÃO EM MEDICINA


PALAVRAS-CHAVES:

Serviços de integração docente assistencial.Agentes comunitário de saúde. Ensino na saúde.


PÁGINAS: 59
RESUMO:

Este Trabalho Acadêmico de Conclusão de Curso (TACC) teve como base as inquietações decorrentes da observação dirigida para o trabalho em saúde e da integração ensino, serviço de saúde e comunidade durante o desenvolvimento da práxis laboral em Unidade Docente Assistencial vinculada à Universidade Federal de Alagoas, na preceptoria do curso de Medicina da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Alagoas. Direcionamos nosso interesse para a investigação da contribuição dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) no processo de formação dos estudantes de Medicina, tendo em vista a proximidade desses profissionais com a comunidade e seu papel na mediação entre os saberes técnicos e populares por meio da prática de educação popular em saúde. O estudo teve como objetivo geral analisar as ações desenvolvidas pelos ACS no processo formativo de estudantes de Medicina e como objetivos específicos, identificar as ações desenvolvidas por esses profissionais junto aos estudantes de Medicina e descrever quais as contribuições destes no processo formativo dos estudantes. Foi uma pesquisa exploratória e descritiva, de abordagem qualitativa. A técnica escolhida foi a roda de conversa, realizada com nove agentes comunitários de saúde de uma Unidade Docente Assistencial (UDA). A análise das falas resultou na definição de três categorias: 1. Atividades desenvolvidas pelos agentes comunitários de saúde para a formação do estudante; 2. Sentimentos de valorização, pertencimento e de contribuição com a formação; 3. Ausência de planejamento integrado entre ensino e serviços de saúde com a participação dos agentes comunitários de saúde. Ao fazer uma reflexão sobre os resultados, foi evidenciada a ausência dos ACS em momentos que antecedem a ida dos estudantes de medicina à UDA e à comunidade, sob a responsabilidade dessa Unidade, que possam servir como uma ação de planejamento ou uma preparação, por parte do curso, sobre o que é necessário ser observado e oferecido pelos ACS aos estudantes, a exemplo de cenários e situações de aprendizagem, dentre outras questões. Baseados, então, nesse vácuo da integração entre ensino e serviço constatado, foi pensado como produto de intervenção, a realização de oficina de sensibilização entre gestores do ensino e do serviço da UDA, incluindo os ACS com o objetivo de apresentar os resultados da pesquisa e sensibilizar sobre a importância da inclusão dos agentes Comunitários de Saúde na construção das ações para integração ensino e serviço no curso de Medicina. A oficina cumpriu com os objetivos apresentados e, além da sensibilização, foi garantida a participação dos ACS na construção coletiva das ações que requerem sua participação. O estudo e o produto de intervenção se mostraram relevantes para a conscientização de que é necessário efetuar pactos coletivos contínuos entre ensino e serviço, para que o processo de trabalho seja mais eficaz e com condições de responder às diversas demandas acadêmicas, administrativas e da comunidade.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1121117 - CRISTINA CAMELO DE AZEVEDO
Interno(a) - 2363460 - ANGELA MARIA MOREIRA CANUTO MENDONCA
Externo(a) à Instituição - BARBARA PATRICIA DA SILVA LIMA - CESMAC
Notícia cadastrada em: 20/07/2023 20:13
SIGAA | NTI - Núcleo de Tecnologia da Informação - (82) 3214-1015 | Copyright © 2006-2024 - UFAL - sig-app-3.srv3inst1 04/05/2024 14:16