A PRÁTICA INTERPROFISSIONAL EM EQUIPE DE ATENÇÃO À SAÚDE DOS SERVIDORES FEDERAIS
Práticas interprofissionais; Equipes de saúde; Saúde do trabalhador.
Este Trabalho Acadêmico de Conclusão de Curso do Mestrado Profissional em Ensino na
Saúde da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Alagoas é composto de um
artigo, decorrente da pesquisa intitulada “A prática interprofissional em equipe de atenção à
saúde dos servidores federais” e de três produtos educacionais, frutos da pesquisa citada. O
estudo teve como principal objetivo realizar uma análise propositiva, a partir dos discursos
produzidos por profissionais da área da saúde, sobre a prática interprofissional em sua equipe
de trabalho. Para alcançar esse objetivo foram realizadas duas rodas de conversa virtuais com
onze profissionais que trabalham em uma unidade de atenção à saúde de servidores federais.
A partir das discussões realizadas, foram construídas quatro categorias temáticas:
“Características da interprofissionalidade”, “Práticas interprofissionais”, “Vaivéns da
interprofissionalidade” e “Desafios à interprofissionalidade”. No decorrer da pesquisa, foram
construídos três produtos técnicos educacionais: um vídeo animado intitulado: “Vídeo
animado sobre a unidade SIASS/UFAL”, que tem como principal objetivo disseminar
informações a respeito das práticas da unidade SIASS/UFAL; os demais produtos são duas
bibliotecas clicáveis: a primeira intitulada “ Biblioteca clicável da produção científica de
práticas interprofissionais em equipes de saúde ”, com a finalidade de reunir estudos atuais a
respeito das práticas interprofissionais em equipes de saúde em um único arquivo, auxiliando
os pesquisadores da área. A segunda biblioteca intitulada “Biblioteca clicável da produção
científica de relações interprofissionais”, objetivando reunir estudos atuais a respeito das
relações interprofissionais em um único arquivo, auxiliando os pesquisadores da área.
Esperamos, com esse trabalho, contribuir para a reflexão acerca da importância da prática
interprofissional em equipes de saúde, além de servir de base e inspiração para novos estudos.