PERCEPÇÃO DOS PRECEPTORES DE UM CURSO DE ENFERMAGEM SOBRE O PROCESSO DE ENSINO- APRENDIZAGEM NA ATENÇÃO BÁSICA
Preceptoria; Enfermagem; Prática do docente de enfermagem; Pesquisa em educação de enfermagem
Introdução: Com base nas diretrizes curriculares e nas políticas de incentivo à formação em saúde, estima-se que o estágio na atenção básica contribua para a formação do perfil crítico-reflexivo do enfermeiro. Objetivo: Analisar a percepção do preceptor sobre como ocorre o processo ensino-aprendizagem durante o estágio supervisionado na atenção básica. Método: Trata-se de um estudo exploratório, de abordagem qualitativa, tipo estudo de caso. Foi desenvolvido na Faculdade Estácio de Alagoas, com preceptores do curso de enfermagem que integram o corpo docente da disciplina de estágio supervisionado na atenção básica, que conta com 23 preceptores, dos quais apenas seis aceitaram participar do estudo. A coleta de dados aconteceu no período de agosto a setembro de 2022, por meio de questionário elaborado na plataforma Google Forms, contendo 14 perguntas. Resultados: Todos participantes foram do sexo feminino, com graduação em enfermagem por instituição privada, com faixa etária prevalente de 31-40 anos. A maioria possui especialização Lato Sensu. Quanto a ter um curso de formação docente, metade informou possuir. No tangente ao tempo de preceptoria, 66,7% afirmaram ter mais de 4 anos. É possível perceber que existe a preocupação, por parte dos preceptores, em terem, no mínino, o título de especialista para desenvolver a preceptoria. Conclusão: Foi possível identificar a relevância e o impacto do preceptor na formação de novos enfermeiros, e na importância desses deterem conhecimentos técnicos de sua profissão e pedagógicos.