PPGES PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO PROFISSIONAL EM ENSINO NA SAÚDE FACULDADE DE MEDICINA Telefone/Ramal: (82) 99951-6773

Banca de QUALIFICAÇÃO: RAFAÉLLE CAJUEIRO TEÓFILO OLIVEIRA

DISCENTE : RAFAÉLLE CAJUEIRO TEÓFILO OLIVEIRA
DATA : 12/09/2023
LOCAL: online

ASPECTOS DA PRECEPTORIA QUE INTERFEREM NA QUALIDADE DE ENSINO EM OBSTETRÍCIA EM UM HOSPITAL UNIVERSITÁRIO

Preceptoria. Obstetrícia. Internato de Medicina.

A obstetrícia é a área da Medicina que estuda os fenômenos reprodutivos na mulher, assim relacionada à gestação, ao parto e ao puerpério. Estratégias governamentais voltadas para a formação em saúde estabelecem a aproximação entre as instituições de ensino, os serviços de saúde, de modo que o profissional da área, no papel de preceptor, seria um agente protagonista no processo formativo. Este Trabalho Acadêmico de Conclusão de Curso consta de um artigo, elaborado a partir da pesquisa intitulada “Aspectos da Preceptoria que Interferem na Qualidade de Ensino em Obstetrícia em um Hospital Universitário”, desenvolvida no contexto do programa de Mestrado Profissional de Ensino na Saúde. Tal pesquisa teve como objetivo geral investigar os aspectos que interferem na qualidade do ensino em obstetrícia em um hospital escola, segundo os preceptores da área. Trata-se de um estudo descritivo, de abordagem qualitativa, onde foram realizadas entrevistas com 10 médicos obstetras, que atuam como preceptores na maternidade deste hospital. Os dados foram analisados com auxílio do software Iramuteq para a criação de 4 classes: atividades de preceptoria, ser preceptor, hospital como local de trabalho e ensino e comunicação Faculdade de Medicina – preceptor. Os dados foram analisados embasados na Análise de conteúdo de Bardin. Os resultados evidenciaram insatisfação quanto à valorização da função de preceptor no serviço em que atuam, falha na capacitação específica de preceptoria, revelando ausência de formação e domínio dos aspectos educacionais que envolvem esta prática. Os resultados apontam ainda obstáculos na relação entre a academia e os médicos do serviço, demonstrando uma frágil relação e interação ensino-serviço, além do descontentamento com relação à falta de planejamento da preceptoria, sobrecarga de trabalho e a ausência de protocolos atualizados no serviço. Elaborou-se como produto educacional dois protocolos assistenciais, que têm como objetivo unificar condutas e nortear a atuação dos obstetras desta maternidade, aperfeiçoando a prática clínica destes profissionais, fortalecendo o processo de ensino-aprendizagem e melhorando a assistência prestada a comunidade.

Presidente - 2106371 - JOSINEIDE FRANCISCO SAMPAIO
Interno(a) - 7530212 - MERCIA LAMENHA MEDEIROS
Externo(a) à Instituição - TELMO HENRIQUE BARBOSA DE LIMA - UNCISAL
Notícia cadastrada em: 11/09/2023 10:01