PERCEPÇÃO DE ESTUDANTE DE ENFERMAGEM SOBRE ESTÁGIO SUPERVISIONADO NUM SERVIÇO HOSPITALAR DE PEDIATRIA
Pediatria; Hospitalização; Enfermagem;
A hospitalização é um processo que modifica a rotina de todas as pessoas que se internam, particularmente as crianças, pois as mesmas se encontram sob diversos aspectos estressores. A enfermagem se caracteriza por ser uma profissão do cuidar e nesse processo de cuidado um dos papéis que a enfermagem precisa adotar é a educação em saúde, como parte essencial para a participação do estudante dentro de um hospital escola. O estágio supervisionado em Enfermagem é um momento de consolidação de conhecimentos em que a/o discente aplica na prática aquilo que foi aprendido na teoria. Este Trabalho Acadêmico de Conclusão de Curso, do Mestrado Profissional em Ensino na Saúde da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Estado de Alagoas - FAMED é constituído de duas partes: a primeira é composta por um artigo científico resultante da pesquisa realizada e a segunda por um produto educacional. A pesquisa teve como objetivo geral compreender a percepção da/o estudante de enfermagem em relação ao estágio supervisionado em um serviço hospitalar de pediatra. Trata-se de um estudo descritivo-exploratório de caráter qualitativo, cujo cenário foi uma faculdade de enfermagem de uma universidade publica do estado de Alagoas. As/os participantes da pesquisa foram sete estudantes, sendo seis do gênero feminino e um do gênero masculino que estavam no término do 8º período do curso de enfermagem. A coleta de dados ocorreu através de grupo focal que foi analisado usando-se a técnica de análise de conteúdo, segundo Malheiros (2011). Obteve-se como resultados duas categorias: 1) Estrutura organizacional para o estágio. 2) Correlação da teoria com a prática- o valor técnico. Assim foi produzido um artigo científico, intitulado: “A percepção do estudante de enfermagem em relação ao estágio supervisionado em um serviço hospitalar de pediatria”. A partir desses resultados foi elaborado como produto de intervenção uma oficina intitulada:“Desafios e Potencialidades na integração entre ensino e serviço no estágio hospitalar em Pediatria”.Espera-se com este estudo poder contribuir com a adesão das/os estudantes ao estágio supervisionado de enfermagem em pediatria, melhorando o acolhimento das/os profissionais de enfermagem e promovendo uma maior integração entre ensino e serviço no ambiente hospitalar formando profissionais mais capacitados e preparados para o ambiente de trabalho através dos novos conhecimentos adquiridos.