PPGES PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO PROFISSIONAL EM ENSINO NA SAÚDE FACULDADE DE MEDICINA Telefone/Ramal: (82) 99951-6773

Banca de QUALIFICAÇÃO: RODRIGO PIMENTEL SANTOS

DISCENTE : RODRIGO PIMENTEL SANTOS
DATA : 06/12/2023
LOCAL: online

DIFICULDADES DOS DOCENTES COM AS TECNOLOGIAS DIGITAIS E REINVENÇÃO DE SUAS PRÁTICAS NO ENSINO SUPERIOR DURANTE A PANDEMIA DO COVID-19

Tecnologias Digitais, Dificuldade, Reinvenções, Ensino Superior, Pandemia Covid-19.

Introdução: Durante a pandemia do COVID-19, os docentes enfrentaram diversas dificuldades ao lidar com as tecnologias digitais e tiveram que se reinventar em suas práticas docentes no ensino superior. Essas dificuldades incluíram a transição repentina para o ensino remoto, a adaptação a plataformas e ferramentas online, a falta de infraestrutura tecnológica adequada, a necessidade de aprender novas habilidades digitais e o desafio de manter o engajamento dos estudantes à distância. Objetivo: Caracterizar as evidências científicas sobre as dificuldades da prática docente e suas reinvenções mediante as tecnologias digitais, por meio de um mapeamento sistemático. Metodologia: Mapeamento sistemático e descritivo, de natureza qualitativa. Pergunta de pesquisa criada de acordo com a estratégia PICO (Paciente, Intervenção, Comparação, Desfecho). Triagem dos estudos através do instrumento Prisma (Preferred Reporting Items for Systematic and Meta-Analyses). Para a seleção dos artigos, definição dos descritores: Technology (Tecnologia), Pandemics (Pandemias), Faculty (Faculdade), Universities (Universidades) e “Higher Education” (Ensino Superior). Varreduras a partir da string de busca: Technology AND Pandemic AND Faculty, AND Universities, AND “Higher Education”, nas bibliotecas virtuais (Pubmed, Periódicos da CAPES, Wiley (online library), BVS e Science direct) a partir do cruzamento de descritores em português e inglês, por meio de operador booleano (AND), constituindo as seguintes strings de busca: português – tecnologia AND pandemia AND docente AND “ensino superior”; inglês - technology AND pandemic AND “higher education”. E Etnografia virtual, pesquisa descritiva, exploratória, original, de fonte primária e de natureza qualitativa, no sítio de compartilhamento de vídeos YouTube. Resultados: Foram selecionados 62 artigos. E a partir da análise de conteúdo de Bardin no ChatGPT, foram geradas as categorias temáticas. Discussão: Análise e sistematização das categorias temáticas, com base nos 62 artigos selecionados e outras referências. Conclusão: Apesar das inabilidades e dificuldades quanto ao uso das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação - TDIC no contexto educacional, os docentes responderam com criatividade e determinação, reinventando suas práticas através da busca por soluções inovadoras para envolver os estudantes e garantir a continuidade do processo de ensino-aprendizagem.

Presidente - 1918787 - ANDREA MARQUES VANDERLEI FERREIRA
Interno(a) - 2943096 - DIEGO DERMEVAL MEDEIROS DA CUNHA MATOS
Interno(a) - 529203 - LUCY VIEIRA DA SILVA LIMA
Externo(a) à Instituição - ANA MARLUSIA ALVES BOMFIM