PPGES PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO PROFISSIONAL EM ENSINO NA SAÚDE FACULDADE DE MEDICINA Telefone/Ramal: (82) 99951-6773

Banca de QUALIFICAÇÃO: VINÍCIUS MATOS BENJAMIM LEAL

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : VINÍCIUS MATOS BENJAMIM LEAL
DATA : 07/12/2023
LOCAL: Maceió- Alagoas

PRATICAS COLABORATIVAS EM SAÚDE

Palavras-chave: Práticas colaborativas; Interprofissionalidade; Competências colaborativas; Trabalho em equipe; Colaboração.

Esta pesquisa foi realizada na Unidade Docente Assistencial (UDA) Professor Gilberto de Macedo, unidade de prática da Universidade Federal de Alagoas, que funciona em convênio com a Secretaria municipal de Saúde de Maceió. Nesta Unidade estão lotadas duas equipes da Estratégia Saúde da Família, as quais participaram da pesquisa. O objetivo geral do presente trabalho é analisar práticas colaborativas existentes no cotidiano dos profissionais que atuam na UDA. De modo mais específico, objetiva compreender as concepções da equipe acerca das práticas colaborativas, identificar práticas colaborativas desenvolvidas pelos profissionais, distinguir quais os possíveis desafios da equipe na efetivação destas e reconhecer a interação das equipes com professores e alunos na construção e efetivação dessas práticas. O estudo utilizou como base teórica as Práticas Discursivas e Produção de Sentidos de Mary Jane Spink. A técnica utilizada para a coleta de dados foi a Roda de Conversa e as informações foram gravadas e transcritas integralmente. A partir disso, foi construído o mapa dialógico com a devida classificação das falas em quatro categorias: conceito, ações ditas como colaborativas, estágio do que deveria ser, competências necessárias e elementos inibidores. Nos resultados e discussões, os participantes demonstraram conhecer parcialmente a conceituação teórica a respeito do tema. Tiveram dificuldade para elencar práticas colaborativas de forma objetiva, citaram competências importantes como comunicação, atenção centrada no usuário, a importância do usuário como participante ativo e integrante da prática colaborativa. Conflitos interpessoais foram citados e foi notada a falta de reuniões para sua resolução e para planejamento das ações de forma integrada, sendo assim fatores limitantes e desafios a serem superados. A pesquisa concluiu a necessidade de embasamento teórico a respeito do tema, seja por educação continuada, seja permanente, para efetivação das práticas colaborativas no cotidiano dos profissionais.

Presidente - 1121117 - CRISTINA CAMELO DE AZEVEDO
Interno(a) - 1120653 - ROSANA QUINTELLA BRANDAO VILELA
Externo(a) à Instituição - BARBARA PATRICIA DA SILVA LIMA - UNCISAL
Notícia cadastrada em: 30/11/2023 11:35