PPGNUT PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM NUTRIÇÃO FACULDADE DE NUTRIÇÃO Telefone/Ramal: 3214-1158-

Banca de DEFESA: ROGERIO JOSE FREIRE BARROS

DISCENTE : ROGERIO JOSE FREIRE BARROS
DATA : 06/02/2024
LOCAL: Mine auditório Úlpio de Miranda, Fanut

Enxague, Ingestão, Cafeína, CYP1A2, Força Muscular e Potência Muscular.

Os efeitos ergogênicos causados pela utilização da suplementação de cafeína em exercícios de baixa intensidade já são amplamente aceitos. No entanto, ainda não há consenso sobre seu real efeito nos exercícios de alta intensidade. O objetivo do presente estudo foi investigar os efeitos imediatos e 1 hora após do enxague de cafeína de maneira isolada ou combinada com a ingestão sobre o desempenho de força máxima e potência muscular em indivíduos com diferentes genótipos para CYP1A2. A pesquisa foi realizada com uma amostra de dezessete participantes do sexo masculino, treinados e sem lesões, que foram submetidos anteriormente à uma análise do polimorfismo genético para CYP1A2. A pesquisa teve um desenho randomizado, duplo-cego e contrabalançado. Os participantes foram submetidos a cinco condições de ingestão e/ou bochecho das soluções de cafeína ou de placebo: 1) realização de testes imediatamente após (BOC CAF PRÉ) e 1 hora após o enxágue de cafeína (BOC CAF PÓS); 2) realização de testes imediatamente após (BOC PLA PRÉ) e 1 hora após o enxágue de placebo (BOC PLA PÓS); 3) realização de testes imediatamente após (BOC + ING CAF PRÉ) e 1 hora após a combinação do enxágue e ingestão de cafeína (BOC + ING CAF PÓS); 4) realização de testes imediatamente após (BOC + ING PLA PRÉ) e 1 hora após a combinação do enxágue e ingestão de placebo (BOC + ING PLA PÓS); 5) realização de testes imediatamente (CONTROLE PRÉ) e 1 hora após, sem a utilização de cafeína ou placebo (CONTROLE PÓS). Os participantes foram instruídos, a depender da condição, a realizar um enxágue bucal (25 mL) durante 10 seg, seguido da ingestão de uma solução contendo CAF (1,2% - equivalente a 300 mg) ou PLA (amargo) composto por solução de cloreto de Magnésio na concentração de 33g/l (3,3%). Em cada visita os participantes realizaram testes de potência muscular (salto vertical com contramovimento e sem contramovimento) e testes de força muscular (contração voluntária máxima e preensão manual). Os resultados obtidos mostraram que a estratégia de usar o enxágue bucal de CAF de maneira isolada ou combinada com a ingestão não resultou em melhora da potência e/ou força muscular. Além disso, o fator genético não foi relevante para os resultados apresentados, uma vez que o polimorfismo genético da CYP1A2 não interferiu no desempenho. A conclusão deste estudo foi a que a utilização do enxágue bucal (25 mL) com CAF (1,2% - equivalente a 300 mg), combinada ou não com a ingestão, não foi eficaz para melhoria do desempenho em exercícios do tipo anaeróbio, seja de forma imediata ou 1 hora após a utilização da estratégia. Além disso, os polimorfismos genéticos pra CYP1A2 não foram relevantes para os possíveis efeitos ergogênicos da CAF.

Externo(a) ao Programa - 3138872 - FILIPE ANTONIO DE BARROS SOUSA - nullPresidente - 1878467 - GUSTAVO GOMES DE ARAUJO
Interno(a) - 1311365 - THAYS DE ATAIDE E SILVA
Notícia cadastrada em: 25/01/2024 09:38
SIGAA | NTI - Núcleo de Tecnologia da Informação - (82) 3214-1015 | Copyright © 2006-2024 - UFAL - sig-app-3.srv3inst1 29/04/2024 17:03