PPGNUT PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM NUTRIÇÃO FACULDADE DE NUTRIÇÃO Telefone/Ramal: 3214-1158-

Banca de DEFESA: JÉSSICA DA SILVA ARAUJO

DISCENTE : JÉSSICA DA SILVA ARAUJO
DATA : 27/02/2024
LOCAL: Sala 101 C da Fanut

Padrões alimentares, Cardiovascular Health Diet Index e sua associação com marcadores de estresse oxidativo em indivíduos pós Infarto Agudo do Miocárdio

Infarto do miocárdio. Hábitos alimentares. Consumo alimentar. Padrões alimentares. Estresse oxidativo

A avaliação dos padrões alimentares por componentes principais e o Cardiovascular Health Index (CHDI) constituem instrumentos importantes para estudos de epidemiologia nutricional junto às Doenças Cardiovasculares (DCVs). Para análise do CHDI foi utilizado o Dia Alimentar Habitual (DAH) a partir dos dois dados de consumo alimentar em análise descritiva sob forma de frequência absoluta e relativa e intervalo interquartílico, enquanto na análise de padrões alimentares, as associações entre os três padrões alimentares e as variáveis independentes foram verificadas por meio das razões de prevalência bruta e ajustada e incluídas na análise ajustada as variáveis independentes que a análise bruta apresentou nível de significância de até 20%. Observou-se que o CHDI de qualidade intermediária, tendo como possíveis determinantes o baixo consumo de nozes, peixes e frutos do mar em combinação com o elevado consumo de bebidas açucaradas, alimentos processados e ultraprocessados; porém, não foi verificado associação entre os componentes do CHDI com marcadores de estresse oxidativo. Já o padrão alimentar “fast food“ se associou com o consumo de bebida alcoólica; o “tradicional” que se associou com sedentarismo, sexo masculino, baixa escolaridade e renda ≤ 1 salário mínimo; e, o “pães, café, leite e vegetais” apresentou associação com o consumo de álcool, baixa escolaridade e circunferência da cintura elevada. Nenhum padrão alimentar se mostrou associado com marcadores de dano oxidativo, nem com as enzimas de defesa antioxidante. Conclui-se que o EO é um fenômeno presente no IAM por mecanismos fisiopatológicos que se integram e que o estado nutricional e estilo de vida destacando-se a dieta, apresentam uma estreita relação com o desbalanço redox. Entretanto, associações entre estes fenômenos e condições não foram observadas nos estudos que compõem esta dissertação.

Interno(a) - 1851685 - ALANE CABRAL MENEZES DE OLIVEIRA
Externo(a) à Instituição - RAPHAELA COSTA FERREIRA LEMOS - Tiradentes
Presidente - 1120995 - SANDRA MARY LIMA VASCONCELOS
Notícia cadastrada em: 19/02/2024 15:28