PPGNUT PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM NUTRIÇÃO FACULDADE DE NUTRIÇÃO Telefone/Ramal: 3214-1158-

Banca de DEFESA: LUANNA CAETANO DE AZEVEDO SILVA

DISCENTE : LUANNA CAETANO DE AZEVEDO SILVA
DATA : 14/03/2024
LOCAL: Sala 214 da Escola de Enfermagem/Ufal

HORMÔNIOS TIREOIDIANOS E SUA RELAÇÃO COM OS SINTOMAS DE VÍCIO ALIMENTAR EM MULHERES OBESAS SOCIALMENTE VULNERÁVEIS

Palavras-chave: Obesidade; Sistema Endócrino; Hormônios Tireoidianos; Tireóide; Vício Alimentar

O excesso no consumo de alimentos palatáveis, além do prazer hedônico, é um fator de risco para o desenvolvimento de vício alimentar e doenças crônicas não transmissíveis, como a obesidade. Essa prática também está ligada a modificações nos hormônios tireoidianos, cuja disfunção impacta a regulação do metabolismo, termogênese, gasto energético e adipogênese, podendo resultar em alterações no apetite e peso corporal. Nesse contexto, o presente estudo tem como objetivo avaliar hormônios tireoidianos e sintomas de vício alimentar de mulheres com obesidade que vivem em situação de vulnerabilidade social. Trata-se de um estudo transversal inserido no escopo da pesquisa “Perfil nutricional, endócrino e saúde bucal de mulheres que vivem em aglomerados subnormais em Maceió-AL” sendo a amostra composta por 61 mulheres em idade reprodutiva que apresentam Índice de Massa Corporal (IMC) maior que 30kg/m², das quais 47 foram incluídas. Pesquisa de base domiciliar na qual foram utilizados questionários adaptados e validados para a caracterização demográfica e socioeconômica. A avaliação antropométrica foi feita pela aferição do peso e altura para cálculo do IMC. Para avaliação do vício alimentar foi utilizada a Escala de Dependência Alimentar de Yale 2.0 modificada (mYFAS 2.0), uma triagem baseada nos critérios do DSM-5 para transtornos por uso de substâncias. A avaliação do sistema endócrino foi feita por meio da coleta de amostra de sangue para determinar as concentrações de T3, T4-livre, tireoglobulinas, hormônio tiroestimulante (TSH) e anticorpos anti-tireoperoxidase, e posteriormente enviado para análise em laboratório conveniado. Os dados foram tabulados com dupla digitação e validados com programa Excel e para a análise estatística foi utilizado o software estatístico Jamovi (Versão 2.3, The jamovi project, Sydney, Australia), no qual foi realizado estatística descritivas e análise da diferença entre as medianas dos hormônios tireoidianos avaliados com os sintomas de vício alimentar, adotado um nível de significância de 5%. Constatou-se através dos resultados que 44,7% das mulheres apresentam obesidade grau 3 e 17%, vício alimentar. Na avaliação dos hormônios tireoidianos, tireoglobulina e T4-livre, obtiveram maior e menor mediana de concentração: 20,9 (18,6) e 0,76 (0,12), respectivamente. Nos casos positivos de vício alimentar houve associação entre os níveis dos hormônios com os seguintes sintomas: Abstinência, menor concentração de tireoglobulinas (p<0,035); Tolerância, maior concentração de T3 (p<0,049); Desejo, maiores concentrações de TSH (p<0,011) e antitireoperoxidase (p<0,019); Insucesso na redução/desistência, maior concentração de TSH (p<0,024), e menor de antitireoperoxidase (p<0,025); Perigo, maiores concentrações de T3 (0,043) e TSH (p<0,048), e menor de T4-livre (p<0,038). Nos casos positivos para vício alimentar, o presente estudo observou associação entre alterações nos hormônios tireoidianos e sintomas de vício como abstinência, tolerância, desejo persistente, insucesso na redução/desistência e perigo, além de maior prevalência de mulheres com grau elevado de obesidade.

Presidente - 1120400 - TELMA MARIA DE MENEZES TOLEDO FLORENCIO
Interno(a) - 4364569 - FABIANA ANDREA MOURA
Externo(a) ao Programa - 3621153 - JULIANA CELIA DE FARIAS SANTOS - UFAL
Notícia cadastrada em: 07/03/2024 11:18