PPGNUT PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM NUTRIÇÃO FACULDADE DE NUTRIÇÃO Telefone/Ramal: 3214-1158-

Banca de DEFESA: GABRIEL MARX ASSUNCAO COSTA

DISCENTE : GABRIEL MARX ASSUNCAO COSTA
DATA : 10/06/2022
LOCAL: https://meet.google.com/zto-udkf-chr

Ambiente alimentar no entorno de espaços frequentados por crianças da primeira infância no município de Rio Largo, Alagoas.

Ambiente construído, Promoção da saúde, Criança.

Introdução: as escolhas e o comportamento alimentar emergem da interação de muitos fatores, dentre eles, o ambiente alimentar. Este é cenário onde as escolhas alimentares são proporcionadas e efetivadas, influenciando, as condições de saúde e nutrição da população residente em uma determinada região. Evidências apontam que quanto maior o acesso aos Pontos de Venda de Alimentos (PVA) e uma menor distância destes em relação à instituições, maior a possibilidade de aquisição do alimento ofertado. Observa-se atualmente a instalação de ambientes obesogênicos, caracterizados por uma elevada disponibilidade de alimentos ultraprocessados. Além de serem mais prevalentes, os PVA com maior disponibilidade desses alimentos tendem a se localizar no entorno de escolas. Avaliar a sua presença no entorno dessas instituições são essenciais por serem uma fonte de exposição de alimentos para as crianças, pelo hábito alimentar nessa faixa etária estar em construção; e pela alimentação ser um importante fator de proteção a doenças quando composta por alimentos saudáveis. Objetivo: caracterizar o ambiente alimentar no entorno de centros municipais de educação infantil (CMEI) na cidade de Rio Largo. Métodos: é um estudo ecológico cuja identificação dos PVA foi realizada por meio de auditoria em todo o município. As coordenadas geográficas dos PVA foram obtidas por meio do aplicativo “Google Maps” instalado em smartphones. Para avaliar o ambiente alimentar, utilizou-se a versão adaptada do instrumento Nutrition Environment Measurement Survey for Stores - NEMS-S. A qualidade alimentar e nutricional de cada PVA foram avaliados por meio do índice de disponibilidade de alimentos saudáveis. O posicionamento e as coordenadas geográficas das CMEI foram obtidos utilizando o aplicativo Google Earth Pro. As unidades das coordenadas foram extraídas em universal transversa de mercator (UTM). Foram definidas áreas de influência (buffers) com raio de 400 metros no entorno das CMEI, sendo adicionalmente, construídos buffers com um raio de 800 metros, a fim de verificar se há diferença na disposição dos PVA entre as áreas de influência utilizadas. O geoprocessamento das informações foi realizado no software QGIS 2.18.2. A distribuição espacial, proximidade e densidade de PVA global nos buffers foram analisadas segundo a classificação dos comércios em relação aos tipos de alimentos predominantemente comercializados. Resultados: dos 575 PVA identificados em Rio Largo, 332 (57,7%) e 505 (87,8%) estavam, respectivamente, dentro da zona de influência de 400 e 800 metros dos CMEI. Os PVAs não saudáveis representaram cerca de 60% do total dos estabelecimentos disponíveis. Não houve diferença na disposição dos PVA entre as zonas de influência utilizadas. Os PVA saudáveis estavam concentrados unicamente na região central da cidade, mas os PVA não saudáveis estavam concentrados em diversos pontos da cidade. Conclusão: houve uma concentração de pontos de venda de alimentos não saudáveis ao redor das escolas municipais de Rio Largo, sugerindo ambientes com elevada disponibilidade de alimentos ultraprocessados não favorecendo, assim, um comportamento alimentar saudável pelas crianças.

Externa à Instituição - MARIANA CARVALHO DE MENEZES - UFOP
Presidente - 2269877 - JONAS AUGUSTO CARDOSO DA SILVEIRA
Externa ao Programa - 1002936 - PATRICIA DE MENEZES MARINHO
Notícia cadastrada em: 26/05/2022 18:57