PPGNUT PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM NUTRIÇÃO FACULDADE DE NUTRIÇÃO Telefone/Ramal: 3214-1158-

Banca de DEFESA: NYKHOLLE BEZERRA ALMEIDA

DISCENTE : NYKHOLLE BEZERRA ALMEIDA
DATA : 01/06/2022
LOCAL: https://www.google.com/url?q=https://teams.microsoft.com/l/meetup-join/19%253ameeting_Y2QxNjYxY2QtNz

Concentração de alimentos ultraprocessados no município de Rio Largo – AL

ambiente alimentar; alimentos ultraprocessados; geoprocessamento.

Os alimentos ultraprocessados (AUP) são formulações industriais prontas para consumo, produzidas a partir de substâncias sintetizadas em laboratório derivadas de alimentos e de outras fontes orgânicas como petróleo e carvão. São produtos com baixa qualidade nutricional e apresentam quantidades elevadas de sal, gordura, açúcar, além de aditivos alimentares Um dos principais fatores discutidos na literatura atual como um potencial contribuinte para o aumento do consumo de AUP é o fator ambiental. O ambiente alimentar é um conceito que abrange o espaço físico (tipo, local, inserção institucional e acessibilidade ao ponto de venda de alimentos), o acesso (preço, disponibilidade e posição nas gôndolas) e as características dos alimentos comercializados (qualidade nutricional, palatabilidade e rotulagem), que por sua vez influenciarão a formação e/ou a manutenção dos hábitos alimentares e, consequentemente, das condições de saúde da população inserida neste ambiente. O ambiente, pode promover o acesso a escolhas alimentares saudáveis, influenciando na qualidade da alimentação. Dessa forma, o presente estudo tem como objetivo avaliar a concentração de alimentos ultraprocessados no município de Rio Largo – AL. Trata-se de um estudo transversal, parte do projeto “Saúde, Alimentação, Nutrição e Desenvolvimento Infantil – SAND: um estudo de coorte”, teve por objetivo estabelecer uma coorte que acompanhou crianças do município de Rio Largo/AL. A coleta de dados foi realizada no período de 2017 a 2018. Os comércios de alimentos foram identificados por auditoria nas ruas, utilizando o instrumento Nutrition Environment Measurement Survey for Stores (NEMS-S) em sua versão adaptada e validada para a população brasileira. Análises descritivas foram realizadas para avaliar a disponibilidade absoluta e relativa dos 21 alimentos ultraprocessados presentes em nossa lista segundo os tipos de comércio. Tais análises estatísticas foram realizadas no software Stata 13. Também foram elaborados mapas temáticos com o objetivo de identificar a distribuição dos estabelecimentos e densidade dos estabelecimentos comerciais no município de Rio Largo, além dos clusters onde ocorrem as aglomerações. Foi realizada análises espaciais através do software QGIS versão 3.20.3 (Open Source Geospatial Foundation). Foram avaliados 574 estabelecimentos comerciais no município de Rio Largo. Cerca de 32% dos estabelecimentos eram do tipo mercearias/empórios, seguido dos comércios varejistas e atacadista de doces (20,4%) e barraca de feira livre/frutas (13,6%). A maioria dos pontos de vendas possuíam ambiente fechado (85,5%), eram pontos fixos (95,85) e frequentados em sua maioria por indivíduos adultos (68,5%). Em relação à classificação dos estabelecimentos comerciais, é possível observar no município de Rio Largo uma baixa frequência de comércios saudáveis e uma elevada frequência de comércios classificados como ultraprocessados.

Presidente - 2269877 - JONAS AUGUSTO CARDOSO DA SILVEIRA
Externa à Instituição - LAIS AMARAL MAIS - Idec
Externa à Instituição - LARISSA LOURES MENDES - UFMG
Notícia cadastrada em: 31/05/2022 16:09