PPGNUT PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM NUTRIÇÃO FACULDADE DE NUTRIÇÃO Telefone/Ramal: 3214-1158-

Banca de DEFESA: SCARLETT VALENTE BATISTA

DISCENTE : SCARLETT VALENTE BATISTA
DATA : 27/02/2023
LOCAL: https://meet.google.com/vwz-ysie-xgx

INFLUÊNCIA DA RENDA FAMILIAR SOBRE OS NÍVEIS SÉRICOS DE HEMOGLOBINA EM CRIANÇAS DE BAIXA RENDA APÓS SUPLEMENTAÇÃO NUTRICIONAL DURANTE A PANDEMIA DO COVID-19

Pré-escolar. Nutrição da criança. Suplementos nutricionais. Pobreza. Insegurança alimentar.

A pobreza é um determinante de saúde que favorece a instalação dos causadores imediatos da anemia, bem como de outras formas de má-nutrição, contribuindo para a elevada carga de agravos nutricionais encontrada nos países de baixa e média renda, especialmente em grupos vulneráveis. Paralelamente, a renda familiar influencia saúde nutricional e mental infantil. Assim, a dissertação teve por objetivo avaliar a influência da renda familiar sobre a efetividade de um suplemento nutricional formulado e comercialmente disponível, contendo macronutrientes e múltiplos micronutrientes, sobre os níveis séricos de hemoglobina de crianças de baixa renda, com idades de um a seis anos e residentes em um aglomerado subnormal localizado na capital brasileira Maceió-AL. Trata-se de um ensaio clínico quasi-experimental de braço único, do tipo antes e depois. A intervenção consistiu no uso de um suplemento alimentar, diariamente por 120 dias, associado a megadose de vitamina A, à suplementação terapêutica de ferro e ao tratamento contra parasitoses. Foi aplicado um questionário padronizado para coleta das variáveis de interesse, a Escala Brasileira de Insegurança Alimentar (EBIA), avaliações antropométricas nas crianças e mães e aferida a hemoglobina capilar nas crianças. O teste qui-quadrado de Pearson foi aplicado para analisar as associações entre variáveis categóricas e o teste de McNemar para avaliar diferença entre prevalências. O modelo de equações de estimativas generalizadas foi utilizado para testar a efetividade da suplementação e a correção de Bonferroni para avaliar o efeito da renda familiar e tempo de seguimento sobre o desfecho. Foram avaliadas 383 crianças e verificada uma prevalência inicial de anemia de 40,5%, sendo ao final, reduzida para 15,5%. Na correção post-hoc de Bonferroni, foi observado que somente as crianças das famílias sem renda familiar mensal não apresentaram aumento significativo na hemoglobina (p <0,09). Concluímos que a renda familiar mensal influencia e, portanto, pode modificar o efeito esperado de uma suplementação de macro e micronutrientes sobre os níveis séricos de hemoglobina em menores de seis anos, indicando que crianças em extrema pobreza podem ter um menor benefício frente a intervenções nutricionais.

Presidente - 2043440 - ANA PAULA GROTTI CLEMENTE
Interno(a) - 2269877 - JONAS AUGUSTO CARDOSO DA SILVEIRA
Externo(a) à Instituição - RAPHAELA COSTA FERREIRA LEMOS - Tiradentes
Notícia cadastrada em: 10/02/2023 11:30