PPGNUT PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM NUTRIÇÃO FACULDADE DE NUTRIÇÃO Telefone/Ramal: 3214-1158-

Banca de DEFESA: MONYQUE HELLEN TEIXEIRA DE JESUS

DISCENTE : MONYQUE HELLEN TEIXEIRA DE JESUS
DATA : 03/03/2023
LOCAL: Sala de reuniões da Fanut e meet.google.com/kjb-kxvx-oda

CONSUMO ALIMENTAR SEGUNDO O MÉTODO DOS ESCORES E RISCO CARDIOVASCULAR EM ADOLESCENTES ALAGOANOS QUE VIVEM COM HIV

Vírus da imunodeficiência humana. Consumo alimentar. Nutrientes. Doenças cardiovasculares. Adolescentes.

A terapia antirretroviral reduziu a morbimortalidade de indivíduos que vivem com HIV. Contudo, o tratamento possui efeitos adversos que, somado às alterações metabólicas da doença e o estilo de vida não saudável, como a alimentação inadequada, rica em gorduras saturadas/trans, carboidratos (CHO) refinados, baixa ingestão de fibras, CHO complexos e proteínas (PTN), pode contribuir com a lipodistrofia, dislipidemia, resistência à insulina e hipertensão. Apesar disso, a avaliação da alimentação preditora do risco cardiovascular em adolescentes com HIV é escassa na literatura científica, tornando difícil o planejamento de ações de prevenção e controle. O objetivo deste estudo é avaliar os fatores de risco cardiovasculares e o consumo alimentar, a partir de revisão sistemática e em campo, em adolescentes que vivem com HIV assistidos em hospital de referência no estado de Alagoas. A partir da revisão, foi possível identificar a inadequação do consumo alimentar devido a baixa ingestão de fibras e micronutrientes, além do baixo consumo de frutas e vegetais. Além disso, a associação entre ingestão inadequada de açúcar e gordura, vegetais e frutas significativamente associada à síndrome da lipodistrofia; ingestão de gordura e níveis de lipídios plasmáticos; menor ingestão de fibras e valores de escore z para IMC mais altos; correlação positiva entre a ingestão de colesterol e os níveis plasmáticos de triglicerídeos. Este é um estudo observacional do tipo transversal, envolvendo 34 adolescentes com diagnóstico de HIV atendidos no Hospital Escola Dr. Helvio José de Farias Auto, Maceió/AL. O consumo alimentar foi obtido através do Questionário de Frequência Alimentar (QFA) e analisado segundo o método dos escores. Os fatores de risco cardiovasculares incluíram variáveis antropométricas (índice de massa corporal, perímetro da cintura, dobras cutâneas [subescapular, abdominal, panturrilha e do tríceps]), pressão arterial sistólica e diastólica, perfil lipídico (colesterol total, triglicerídeos, lipoproteína de colesterol de alta densidade e lipoproteína de colesterol de baixa densidade) e glicêmico (glicose). Foi verificado uma prevalência de dislipidemia, com 77,7% da população com valores baixos para HDL-c e, em 50,0%, alto valor para triglicerídeos. Houve maior consumo da dieta protetora em detrimento da preditora do risco cardiovascular. Apesar disso, foi observado que o maior consumo de dieta preditora estava associada significativamente a menores valores de pressão arterial sistólica (p=0,04). Conclui-se que o padrão alimentar identificado, rico em alimentos protetores, pode estar relacionado à cultura alimentar da população brasileira e à nordestina que tem como base o arroz, feijão, cuscuz de milho, etc., apesar dos adolescentes com HIV apresentarem o consumo elevado de alguns alimentos preditores do risco, como açúcar de adição, guloseimas, preparações fritas, entre outros. O que se assemelha ao padrão alimentar de adolescentes saudáveis. Por outro lado, a associação entre consumo de dieta preditora e menores valores dos fatores de risco cardiometabólicos pode estar atrelada à singularidade do grupo estudado, o n amostral pequeno e à característica transversal do estudo. Apesar disso, é importante a inclusão de orientações nutricionais para estes adolescentes.

Externo(a) à Instituição - YARA MARIA FRANCO MORENO - UFSC
Presidente - 1926612 - LUIZ RODRIGO AUGUSTEMAK DE LIMA
Interno(a) - 1120995 - SANDRA MARY LIMA VASCONCELOS
Notícia cadastrada em: 23/02/2023 11:08