PPGNUT PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM NUTRIÇÃO FACULDADE DE NUTRIÇÃO Telefone/Ramal: 3214-1158-

Banca de DEFESA: NICOLE ALMEIDA CONDE VIDAL

DISCENTE : NICOLE ALMEIDA CONDE VIDAL
DATA : 28/02/2023
LOCAL: Microsoft Teams: ID da Reunião: 291 122 410 424 Senha: WS3QpN

Distribuição espacial do excesso de peso infantil nos municípios brasileiros e sua relação com determinantes macro, meso e microambientais

Vigilância alimentar e nutricional; Obesidade infantil; Ambiente construído; Objetivos do Desenvolvimento Sustentável; Geografia em saúde.

O ganho de peso excessivo na infância é um agravo crescente. Suas repercussões se estendem de forma negativa no crescimento e desenvolvimento dos indivíduos, sendo também fator de risco para doenças crônicas não transmissíveis na vida adulta. Diante das influências dos ambientes domiciliar e comunitário nos hábitos de vida das pessoas e em como o processo de urbanização pode gerar ambientes obesogênicos, torna-se necessário conhecer a influência desses espaços no estado nutricional das crianças. Na primeira parte desta dissertação, fez-se uma revisão da literatura contextualizando a relação entre o excesso de peso em crianças e os ambientes construídos a partir dos processos de urbanização das cidades e das mudanças nos sistemas alimentares. Em seguida, como resultado de uma investigação epidemiológica original, elaborou-se um artigo científico que buscou analisar se as prevalências de excesso de peso em lactentes, pré-escolares e escolares apresentam relação espacial com o ambiente familiar (microambiente), comunitário (mesoambiente) e de desenvolvimento das cidades (macroambiente). Os resultados apontaram altas prevalências de excesso de peso nos pré-escolares e escolares, assim como sua aglomeração no litoral do Nordeste e nas regiões Sudeste e Sul. Também foram encontradas relações espaciais significantes e positivas entre o excesso de peso infantil e a obesidade em mulheres para todas as fases da infância. O desenvolvimento das cidades foi diretamente correlacionado com o excesso de peso nos escolares, indicando que a cidade não protege a saúde na infância. Desta forma, ressaltamos que todos os ambientes frequentados pelas crianças devem ser promotores de hábitos de vida saudáveis, seja o ambiente familiar ou o ambiente construído, possibilitando o crescimento e desenvolvimento adequados.

Externo(a) à Instituição - Geraldo Marcelo da Cunha
Externo(a) à Instituição - Ricardo Brandão de Oliveira
Presidente - 2269877 - JONAS AUGUSTO CARDOSO DA SILVEIRA
Interno(a) - 1635142 - RISIA CRISTINA EGITO DE MENEZES