Banca de QUALIFICAÇÃO: CHARLLES PETTERSON ANDRADE DE OMENA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : CHARLLES PETTERSON ANDRADE DE OMENA
DATA : 08/04/2021
HORA: 09:00
LOCAL: videoconferência
TÍTULO:

Análise do conhecimento dos profissionais da atenção básica em saúde do município de Maceió sobre a avaliação do grau de incapacidade física em pacientes com hanseníase.


PALAVRAS-CHAVES:

Hanseníase. Atenção primária. Incapacidade física


PÁGINAS: 89
RESUMO:

Os principais problemas decorrentes da hanseníase são as incapacidades físicas. Tais incapacidades podem ser permanentes, pois o bacilo de Hansen atinge nervos periféricos, podendo afetar as fibras motoras, sensitivas e autonômicas, tornando os pacientes mais susceptíveis a acidentes, queimaduras, feridas e, até mesmo, amputações, resultando em danos sociais e psíquicos que interferem na qualidade de vida destes indivíduos. O município de Maceió é o recordista absoluto em número de casos novos no Estado de Alagoas. O Ministério da Saúde elaborou recomendações para a avaliação do Grau de Incapacidade Física (GIF) em pacientes hansênicos, a qual deve ser realizada em todos os pacientes em vários momentos: no diagnóstico, a cada três meses durante o tratamento e na alta por cura, utilizando a avaliação neurológica simplificada, composta de testes que avaliam a função neurológica (sensitiva e motora) de olhos, mãos e pés. Contudo, os dados disponibilizados pela Secretaria Estadual de Saúde mostram que, nos últimos 10 anos, 15% dos pacientes da capital alagoana não tiveram o GIF avaliado quando diagnosticados. Portanto, foi levantada a hipótese de que os profissionais responsáveis pelo diagnóstico e acompanhamento desses pacientes não possuem os conhecimentos necessários a respeito das recomendações do ministério da Saúde sobre a avaliação do GIF.  Esta pesquisa tem por objetivo analisar os conhecimentos desses profissionais quanto à avaliação do grau de incapacidade física em hanseníase. Trata-se de pesquisa quantitativa, observacional, analítica, do tipo transversal. Foi aplicado um formulário próprio envolvendo 24 médicos, 40 enfermeiros e 08 fisioterapeutas em atuação nas Unidades Básicas de Saúde do município de Maceió-AL. Os resultados obtidos até o momento confirmam a hipótese da pesquisa, demonstrando que esses profissionais não possuem conhecimento amplo a respeito da avaliação do GIF.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1298235 - EMILIANO DE OLIVEIRA BARRETO
Externa ao Programa - 2996880 - ALDA GRACIELE CLAUDIO DOS SANTOS ALMEIDA
Externa à Instituição - CLODIS MARIA TAVARES
Notícia cadastrada em: 07/04/2021 08:46
SIGAA | NTI - Núcleo de Tecnologia da Informação - (82) 3214-1015 | Copyright © 2006-2024 - UFAL - sig-app-4.srv4inst1 25/04/2024 07:59