PPGS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SOCIOLOGIA INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS Telefone/Ramal: Não informado

Banca de DEFESA: WELDJA MARQUES DA SILVA LIMA

Uma banca de DEFESA DE MESTRADO foi cadastrada pelo programa.

DISCENTE: WELDJA MARQUES DA SILVA LIMA
DATA: 25/05/2020
LOCAL: INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS

Do conflito à re-volta: O deslocamento campo-cidade-campo entre camponeses em Alagoas

Alagoas nas últimas décadas tem sido cenário do crescimento de conflitos agrários resultantes da luta pela posse e uso da terra empreendida por famílias camponesas ligadas a movimentos sociais rurais. Este trabalho, procura analisar o processo de ressignificação da condição camponesa associado aos deslocamentos campo-cidade-campo protagonizados por atores sociais que lutam pela conquista de direitos na luta pela terra. Para tanto, mobilizamos dados produzidos em trabalho de campo entre 2016 e 2019 com camponeses que tenham vivenciado este trânsito, e que atualmente vivem em acampamentos e assentamentos. A partir da compreensão das motivações dos deslocamentos, foi possível concluir que os conflitos vivenciados nessa mobilidade aparecem como catalisadores da mobilização coletiva e política, resultando no que chamaremos de uma re-volta para o campo, na medida em que experimentam um giro epistêmico e moral, que os habilitam a se reconhecerem como indivíduos detentores de uma identidade sem terra.

PALAVRAS-CHAVE:

Deslocamento; Campo; Cidade; Re-volta; Identidade Sem terra.

ÁREA: Sociologia

Interno(a) - 285.760.098-46 - BEATRIZ MEDEIROS DE MELO - IFPI
Externo(a) ao Programa - 1992985 - CLAUDIA MURA
Presidente - 1582158 - WENDELL FICHER TEIXEIRA ASSIS