NETNOGRAFANDO O CAMPO: A COMUNNITAS EM REDE, ‘‘MARVETES’’ E ‘‘DCNAUTAS’’ NA INTERNET
Este trabalho está inserido em uma intercessão de fenômenos cuja a combinação deles aponta para um campo contemporâneo de exploração para a compreensão das formas de criar, pensar, agir, dar significado e compartilhar a realidade social. O primeiro deles é o consumo de bens culturais relacionados ao universo das HQ’s, esse mercado tem a proeminência de duas grandes editoras, a Marvel Timeless e Detective Comics, que desde a sua fundação no final dos anos 40 do século XX tem concorrido entre si e criado um campo de disputa de valores em torno de suas publicações, em momentos diferentes essas editoras quase chegaram a falência e tiveram que criar estratégias para sobreviver as regras que elas mesmas criaram quanto a qualidade de produção, adequação ao mercado consumidor e diálogo com as exigências do estado com regras gerais sobre temas que elas não poderiam abordar, mesmo que uma das características de uma delas seja o vanguardismo na discussão de temas vistos como polêmicos, estou falando mais especificamente da Marvel Timeless que debatia a diversidade de identidades com os X-men ou alcoolismo com o Homem de Ferro nas suas revistas quando existiam leis que explicitamente proibiam esse tipo de discussão para o seu público.
consumo de bens; Marvel Timeless