CADEIAS DE TENSÃO: REPERTÓRIOS DISCIPLINARES DE FACÇÕES E DO SISTEMA EM UNIDADES DE INTERNAÇÃO ALAGOANAS.
Neste trabalho, objetiva-se compreender, no contexto das unidades de internação alagoanas, os tensionamentos relativos aos repertórios disciplinares mobilizados tanto nas dinâmicas institucionais, quanto nas enunciações, performances e sensos de pertencimento de adolescentes aos símbolos expressos pelas siglas PCC e CV. Trata-se de uma pesquisa de orientação etnográfica, que considera o campo como um conjunto de relações sociais com os interlocutores, visando estabelecer um encontro etnográfico, uma relação dialógica, que possibilita uma fusão de horizontes. Para tal, lança-se mão de diálogos estabelecidos com adolescentes internados em unidades de internação e funcionários do sistema socioeducativo alagoano, visando abarcar ambas as perspectivas. Além disso, também são analisados documentos, prontuários institucionais produzidos por funcionários do sistema socioeducativo em um período que vai de 2004 a 2016, aproximadamente. Entende-se, por meio do diálogo com a teoria eliasiana, que os encontros, as interações entre adolescentes e funcionários – com trajetórias que se interligam por meio das mais variadas posições no sistema socioeducativo e pelas suas interligações com os mundos das periferias urbanas – tornam possível a mobilização de repertórios de controle, constrangimentos e pressões, de disciplinamento, que se evidenciam enquanto discurso e agência
sistema socioeducativo, repertórios disciplinares, facções.