PPGS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SOCIOLOGIA INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS Telefone/Ramal: Não informado

Banca de DEFESA: FABIO DOS SANTOS

Uma banca de DEFESA DE MESTRADO foi cadastrada pelo programa.

DISCENTE: FABIO DOS SANTOS
DATA: 27/07/2020
LOCAL: INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS/PPGS BANCA REMOTA WEB CONFERÊNCIA COVID-19

POR UMA SOCIOLOGIA DISPOSICIONALISTA SOBRE A GUARDA MUNICIPAL DE MACEIÓ-AL.

O objeto de análise da pesquisa que deriva esta dissertação são as disputas empreendidas por capitais simbólicos e distinção social/prestígio social pelos guardas municipais no interior do subcampo da Guarda Municipal de Maceió/AL. A Guarda Municipal de Maceió foi criada em 1989, com a finalidade de proteger o patrimônio público, os bens e os serviços da municipalidade. Temos como objetivo geral da pesquisa entender as disputas dos agentes por capitais simbólicos e por distinção social/prestígio social no interior Guarda Municipal de Maceió/AL. Assim, tomando a Guarda Municipal de Maceió como subcampo do campo da Segurança Pública, temos os seguintes objetivos específicos: a) Pensar a GMM a partir do conceito de subcampo; b) Identificar os capitais simbólicos em disputa no subcampo GMM; c) Entender os fatores disposicionalistas dos agentes da GMM em estudo; d) Observar o senso prático dos agentes da GMM; e) Compreender o “jogo jogado” no interior do subcampo da GMM. Como base teórica que subsidia a concepção dessa pesquisa é a Sociologia Disposicionalista, de Pierre Bourdieu, para o estudo das estruturas do subcampo da Guarda Municipal de Maceió, de seus agentes e de seus grupos internos, a partir dos conceitos de campo e subcampo, habitus, capital simbólico, senso prático, illusio, bem como, de forma pontual algumas contribuições da Sociologia em Escala Individual, de Bernard Lahire, com foco nas trajetórias e estoques e experiências dos guardas municipais. O procedimento metodológico que se aplica em maior volume é o método qualitativo. Analisa-se as percepções dos agentes coletadas através de entrevistas semiestruturadas aplicadas aos sujeitos. Para avaliar o perfil dos agentes participantes da pesquisa, utilizamos em menor escala a abordagem quantitativa. Assim, nossos primeiros resultados no entorno das dinâmicas das disputas por prestígio social e por capitais simbólicos pelos agentes que constituem a Guarda Municipal de Maceió/AL, que mesmo inconscientes ou conscientes os agentes que compõem determinados grupos mais operacionais dos 32 participantes da pesquisa 26 não reconhecem a área em que atuam como uma atividade de prestígio social, mas em sua maioria, 20 agentes dentre o total, não gostaria de atuar em outra área.

PALAVRAS-CHAVE:

prestígio social; disputas; Guarda Municipal de Maceió; Sociologia Disposicionalista; Sociologia em escala individual.

GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Sociologia

Presidente - 2345685 - CRISTIANO DAS NEVES BODART
Externo(a) à Instituição - IVAN FONTES BARBOSA - UFS