PPGS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SOCIOLOGIA INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS Telefone/Ramal: Não informado

Banca de QUALIFICAÇÃO: CAMILA DA SILVA MELO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO DE MESTRADO foi cadastrada pelo programa.

DISCENTE: CAMILA DA SILVA MELO
DATA: 13/08/2020
LOCAL: INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS/PPGS BANCA REMOTA WEB CONFERÊNCIA COVID-19

“NÃO FIZ PEDAGOGIA PARA TROCAR FRALDAS!” IDENTIDADE PROFISSIONAL, HABITUS, E A CONSTRUÇÃO DO SER PROFESSORA EM UM CENTRO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO INFANTIL NA CIDADE DE MACEIÓ-AL

A presente pesquisa tem como objetivo analisar alguns sentidos elaborados em torno da concepção de “ser um educador” na Educação Infantil e identificar esquemas mentais estruturantes de um habitus professoral em um Centro Municipal de Educação Infantil em Maceió-AL. Na tentativa de identificar possíveis traços e processos identitários de educadores infantis, constituídos em suas trajetórias de vida e de trabalho .Como um de nossos objetivos específicos, comparamos essas representações construídas pela professora com relação à própria prática observada e suas condições objetivas de existência. O interesse de nosso estudo consiste em investigar e conhecer quem são esses profissionais, de onde falam, do que falam e como falam sobre si. Ou seja, identificar os esquemas de percepção e apreciação que são mobilizados pelos professores da Educação Infantil e os referentes habitus que o estruturam. Trata-se de uma pesquisa de campo em que utilizamos um estudo de caso como abordagem de investigação qualitativa através de técnicas de observações participantes, entrevistas-conversas e semiestruturadas. Buscamos desse modo fomentar os debates acerca da identidade do profissional da educação infantil, precisamente em Alagoas. Assim, neste trabalho, podemos dar visibilidade aos aspectos que podem contribuir para os diversos estudos que se destinam aos campos de experiências sobre a educação infantil no Brasil, à medida em que consideramos os elementos de investigação desta pesquisa como um importante dado reflexivo para professores que atuam com crianças.

PALAVRAS-CHAVE:

Identidades. Habitus. Educadores. Educação Infantil. Creches. Pré-escolas.

GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Sociologia

Interno(a) - 285.760.098-46 - BEATRIZ MEDEIROS DE MELO - IFPI
Presidente - 1852415 - JOAO BATISTA DE MENEZES BITTENCOURT