PPGS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SOCIOLOGIA INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS Telefone/Ramal: Não informado

Banca de QUALIFICAÇÃO: THIAGO SOUZA SANTOS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO DE MESTRADO foi cadastrada pelo programa.

DISCENTE: THIAGO SOUZA SANTOS
DATA: 14/08/2020
LOCAL: INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS/PPGS BANCA REMOTA WEB CONFERÊNCIA COVID-19

PESCADORES SITIADOS: PESCA ARTESANAL NA ÁREA DE PROTEÇÃO AMBIENTAL COSTA DOS CORAIS

O trabalho busca investigar as relações conflitivas entre pescadores artesanais, empresários e agentes ambientais que disputam espaço na Área de Proteção Ambiental Costa dos Corais (APACC), mais especificamente na área que compreende a zona de vida silvestre na cidade de Porto de Pedras – Alagoas - Brasil. Desde o ano de 1997, quando foi criada a APACC, a presença do estado por meio de agentes ambientais destinados a fiscalizar e controlar as ações praticadas pela população de pescadores na Área de Proteção aumentou significativamente. Somado a isso, vários empreendimentos turísticos foram construídos, dividindo, e até expropriando territórios dos pescadores. Dessa forma, procura-se analisar as diferenças cognitivas entre pescadores, empresários e agentes ambientais no que tange às díspares percepções de meio ambiente e natureza. No atual estágio da pesquisa, já se pode constatar que essas distintas visões se confrontam na disputa pelo uso do território e o desfecho prático dessa relação conforma as feições do conflito. Pretende-se trilhar sob a luz do conceito de habitus e sua aplicação na análise atualizada dos conflitos considerando a multiplicidade de relações institucionais que atuam sobre a vida pesqueira. Utilizar-se-á de entrevistas semiestruturadas junto aos pescadores, acompanhamento de audiências públicas referentes aos conflitos e ao plano de manejo da APACC, bem como a análise de documentos referentes à legislação ambiental e os acervos de atas dos movimentos de pescadores.

PALAVRAS-CHAVE:

Conflitos socioambientais; Pesca artesanal; Turismo ecológico;

GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Sociologia

Interno(a) - 285.760.098-46 - BEATRIZ MEDEIROS DE MELO - IFPI
Externo(a) à Instituição - CRISTIANO WELLINGTON NOBERTO RAMALHO - UFPE