PPGS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SOCIOLOGIA INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS Telefone/Ramal: Não informado

Banca de DEFESA: SYNTHYA RAYANNE DE LIMA MAIA

DISCENTE : SYNTHYA RAYANNE DE LIMA MAIA
DATA : 29/01/2024
LOCAL: ICS/PPGS -LINK - https:// conferenciaweb. rnp. br/ conference/ rooms/ wendell- 4 / invite_userid

Olhos que condenam: um estudo sobre as malhas de vigilância em mulheres negras nos ambientes públicos da cidade de Maceió

Mecanismos de Vigilância. Mulheres Negras. Mecanismos de Controle. Escrevivência.

O presente estudo analisou os mecanismos de vigilância e controle das mulheres negras na cidade de Maceió/Alagoas. Pretendeu-se compreender a vigilância realizada por agentes públicos e privados como uma forma de controle social que perpetua o racismo estrutural. O objetivo deste estudo foi apresentar a vigilância, formal ou informal, enquanto mecanismo racializado de um legado colonial e escravocrata. Tal perspectiva considera, portanto, as articulações entre diferentes marcadores sociais - como gênero, raça, etnia, classe, idade, etc - . No que se refere aos aspectos metodológicos, tratou-se de uma pesquisa qualitativa em que foi privilegiada a observação participante, com registro em diário de campo, e a escrevivência, de Conceição Evaristo, como método de análise e, mais do que isso, como um fenômeno diaspórico de escrita. Além disso, essa pesquisa traz a necessidade de descolonizar a academia e a produção de conhecimento e não foi possível sem me inserir nela. Portanto, não houve um afastamento proposital das minhas experiências pessoais da produção do conhecimento. Para nós, pessoas negras, as vivências e experiências são constitutivas da intelectualidade.

Externo(a) à Instituição - FLÁVIA MATEUS RIOS - UFF
Presidente - 3139609 - ANABELLE SANTOS LAGES
Interno(a) - 1582158 - WENDELL FICHER TEIXEIRA ASSIS
Notícia cadastrada em: 22/01/2024 13:10