PPGS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SOCIOLOGIA INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS Telefone/Ramal: Não informado

Banca de DEFESA: LAURA GUSMAO RIBEIRO

DISCENTE : LAURA GUSMAO RIBEIRO
DATA : 25/01/2024
LOCAL: ICS/PPGS-LINK-meet.google.com/gfm-ujym-svi

REDES, MERCADO E ECOSSISTEMA: Uma análise dos resultados da Política Pública de Inovação TECNOVA no Estado de Alagoas

Política Pública Tecnova; Sistema de Inovação Local; implementação de políticas públicas.

O Programa Tecnova foi um marco para Alagoas, ao passo que deu início a trilha de políticas de inovação de apoio a produtos, processos e serviços inovadores. Lançado pela FINEP e operacionalizado de maneira descentralizada, o Tecnova tinha por objetivo criar condições favoráveis para o crescimento de micro e pequenas empresas, a partir do financiamento pelo Estado a novas soluções. A partir de uma metodologia analítica e exploratória de dados secundários (planos, relatórios e documentos oficiais) disponibilizados pela Administração Pública, e dados primários colhidos através de entrevistas semiestruturadas e observação participante, analisaremos a implementação da política em sua primeira e segunda edição, lançada em 2013 e 2020 respectivamente, visando responder a seguinte questão: como ocorreram os processos de implementação da política pública Tecnova em Alagoas, considerando as práticas e interações a ela relacionada? Aqui, observamos as nuances do processo da implementação, ao passo que analisaremos quais os fatores influenciam no processo de implementação e se eles mudaram a ação dos burocratas no cotidiano da operacionalização e gestão do programa, que reverbera nas escolhas, decisões, práticas e interação com o público-alvo da política. Como hipóteses, este trabalho supõe que: (i) Houve mudanças significativas nos processos de implementação na política entre edições, influenciando diretamente a eficácia e eficiência do programa; (ii) as decisões dos burocratas (implementadores) ao longo da execução se intercruzam com decisões privadas pessoais; (iii) o Tecnova impacta a dinâmica do Sistema de Inovação Local.

Externo(a) ao Programa - 1120864 - CICERO PERICLES DE OLIVEIRA CARVALHO - nullInterno(a) - 1716187 - FERNANDO DE JESUS RODRIGUES
Interno(a) - 1350737 - JOAO VICENTE RIBEIRO BARROSO DA COSTA LIMA
Notícia cadastrada em: 22/01/2024 13:31
SIGAA | NTI - Núcleo de Tecnologia da Informação - (82) 3214-1015 | Copyright © 2006-2024 - UFAL - sig-app-4.srv4inst1 29/04/2024 14:17