CADEIAS DE TENSÃO: REPERTÓRIOS DISCIPLINARES DE FACÇÕES E DO SISTEMA EM UNIDADES DE INTERNAÇÃO ALAGOANAS
Este trabalho se debruça sobre os tensionamentos entre repertórios disciplinares em unidades de internação alagoanas, mobilizados tanto nas dinâmicas institucionais, por parte de funcionários, quanto nas enunciações, performances e sensos de pertencimento de adolescentes internados aos símbolos expressos pelas siglas PCC e CV. Trata-se do resultado de uma pesquisa de orientação etnográfica. Para tanto, lança-se mão de diálogos estabelecidos com adolescentes e funcionários no sistema socioeducativo alagoano, visando abarcar ambas as perspectivas e diferenciá-las. Além disso, também são analisados documentos – prontuários institucionais – produzidos por funcionários em um período entre 2004 a 2016. Entende-se, por meio de uma perspectiva figuracional, de inspiração eliasiana, que as interações entre adolescentes e funcionários – que se interligam por meio das mais variadas posições nas unidades de internação e por seus entrelaçamentos com os mundos das periferias urbanas – tornam possível compreender as dinâmicas de constrangimentos e pressões, de agências e tomadas de posição, que se evidenciam tanto em repertórios disciplinares quanto em enfrentamentos contra estes. Argumenta-se que suas posições e ações só podem ser compreendidas nas interdependências, nas pressões mútuas de uns sobre outros. No sistema, os repertórios institucionais e das facções são inseparáveis, se reproduzem e retroalimentam.
sistema socioeducativo, repertórios disciplinares, facções, estado.