PPGS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SOCIOLOGIA INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS Telefone/Ramal: Não informado

Banca de QUALIFICAÇÃO: GABRIELA VILELA PALMEIRA FERREIRA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO DE MESTRADO foi cadastrada pelo programa.

DISCENTE: GABRIELA VILELA PALMEIRA FERREIRA
DATA: 29/01/2021
LOCAL: INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS/PPGS BANCA REMOTA WEB CONFERÊNCIA COVID-19

O LUGAR DO CIBERFEMINISMO NAS PESQUISAS ACADÊMICAS DA CIÊNCIAS SOCIAIS

Esta dissertação possui o intuito de compreender e mapear o conhecimento elaborado sobre o Ciberfeminismo no Brasil, e apresenta uma pesquisa do Estado da Arte na área das Cências Sociais –Antropologia, Sociologia e Ciência Política. A questão central é analisar a presença do tema Ciberfeminismo em parte do campo acadêmico, buscando observar e quantificar as abordagens e os agentes responsáveis por disputar por espaços para esse tema no interior das Ciências Sociais, os percursos, interpretações, trabalhos realizados e perfis dos autores. Para tanto, se utiliza a uma perspectiva bourdesiana para perceber analisar se o tema do Ciberfeminismo possui posição de prestígio e distinção social no campo científico/acadêmico das Ciências Sociais. Aplica-se também uma análise bibliométrica para esboçar uma avaliação sobre as agendas de pesquisa em torno da temática, e mensurar os índices de produção e disseminação desse conhecimento científico, objetivando descrever e avaliar a produção científica de (a) artigos publicados em revistas qualificadas no critério Qualis-Periódicos (2016-2020), como sendo de estratos superior (A1, A2 e B1), e em (b) teses e dissertações da Ciências Sociais.

PALAVRAS-CHAVE:

Campo; Ciências Sociais; Ciberfeminismo; Estado da Arte; Bibliometria.

ÁREA: Sociologia

Presidente - 2345685 - CRISTIANO DAS NEVES BODART
Externo(a) à Instituição - CÉSAR ALESSANDRO SAGRILLO FIGUEIREDO - NENHUMA
Interno(a) - 2265061 - WELKSON PIRES DA SILVA