PPGS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SOCIOLOGIA INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS Telefone/Ramal: Não informado

Banca de DEFESA: ALANA BARROS SANTOS

Uma banca de DEFESA DE MESTRADO foi cadastrada pelo programa.

DISCENTE: ALANA BARROS SANTOS
DATA: 03/02/2021
LOCAL: INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS/PPGS BANCA REMOTA WEB CONFERÊNCIA COVID-19

Cadeias de tensão: Afetos marginais e tramas no crime: trajetórias sentimentais e experiências de encarceramento entre adolescentes mulheres em Alagoas.

A proposta desta dissertação é analisar como os afetos expressos em relações familiares, relações de vizinhança e relacionamentos amorosos-sexuais, se entrelaçam à atuação no crime de adolescentes internas no Sistema Socioeducativo de Alagoas. As principais questões abordadas nesse trabalho são: os sentidos e afetividades que envolvem a trajetória de vida de algumas adolescentes e as formas de sociabilidades construídas dentro da Unidade de Internação Feminina. A pesquisa partiu de um processo etnográfico construído desde 2016 em Unidades de internação do Sistema Socioeducativo de Alagoas, quando atuei como bolsista de iniciação científica, durante três anos. E da pesquisa realizada no período de mestrado, interrompida pela pandemia da covid-19. As reflexões serão construídas a partir da captura das interações possibilitadas pelas rodas de conversa, momento em que as narrativas eram apresentadas em espaços coletivos, relacionadas com as trajetórias de vida das adolescentes, narradas nas entrevistas feitas individualmente, ou seja, materiais que articulam momentos metodológicos diferentes. Ademais, argumento os repertórios de significados associados por elas ao envolvimento com a facção e o tráfico de drogas, são enovelados pelos repertórios dos seus envolvimentos amorosos-sexuais, das suas relações vizinhança e das relações familiares.

PALAVRAS-CHAVE:

Gênero; Sistema Socioeducativo; Trajetória de Vida; Facções.

ÁREA: Sociologia

Interno(a) - 285.760.098-46 - BEATRIZ MEDEIROS DE MELO - IFPI
Presidente - 1716187 - FERNANDO DE JESUS RODRIGUES
Externo(a) à Instituição - FLÁVIA MELO DA CUNHA - UNAMA