PPGS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SOCIOLOGIA INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS Telefone/Ramal: Não informado

Banca de DEFESA: JOSIELICE DOS SANTOS ALMEIDA

DISCENTE : JOSIELICE DOS SANTOS ALMEIDA
DATA : 26/07/2021
LOCAL: INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS/PPGS BANCA REMOTA WEB CONFERÊNCIA COVID-19

O ESTATUTO DO RECONHECIMENTO E O RECONHECIMENTO IDEOLÓGICO NA TEORIA CRÍTICA DE AXEL HONNETH

Reconhecimento Ideológico. Teoria Crítica. Teoria do Reconhecimento. Axel Honneth.

Este  estudo  buscou  analisar  a  problemática  do  “reconhecimento  ideológico”  na  versão  da Teoria críticana qual se ancora a Teoria do reconhecimento de Axel Honneth, tanto em relação às críticas que ele, ao fundar a sua concepção, dirige aos seus predecessores quanto às críticas que recebe de seus interlocutores contemporâneos. As reflexões realizadas debruçaram-se sobre as especificidades de uma das distorções do reconhecimento –o reconhecimento ideológico –, o qual, ao invés de ampliar os horizontes dos sujeitos, contribui para fortalecer o processo de sua  submissão  e  dominação.  O  trabalho  resultou  de  uma  pesquisa  sistemática  de  natureza diacrônica, interessada na apreensão de mudanças e processos sociais subjacentes às distintas temporalidades  da  crítica  à  ideologia  no  âmbito  da  Teoria  Crítica.  Como  abordagem, privilegiou-se o uso de uma “reconstrução descritiva”, que possibilitou evidenciar aspectos, presentes   no   próprio   cerne   da   teoria   analisada,   como   indícios   (em   níveis   teóricos   e metodológicos)  de  potenciais  respostas  às  críticas  que  recebe. Embora  à  crítica  da  ideologia possua lugar de centralidade na produção teórica dos estudiosos frankfurtianos da primeira  e segunda  geração,  na  obra  de  Axel  Honneth  tal  problemática  não  parece  ganhar  maior  relevo que não espaços tangenciais como respostas às críticas diretas que são dirigidas à sua primeira versão teórica. Situação que muda consideravelmente em um segundo momento da produção honnethiana,  onde  é  possível  ver  indícios  de  que  há  um  esforço  do  autor  em  abordar problemáticas em que o tema da ideologia é transversalizado. Na busca pela compreensão de como  o  Axel  Honneth  considera  as  contradições,  tensões,  desafios  e  dilemas  implícitos  nos horizontes de seu projeto teórico, constatou-se que a conexão da temática da ideologia em sua obra surge com os interesses mais recentes deste em analisar as patologias sociais, a reificação e os paradoxos sociais, em conexão com momentos específicos das sociedades contemporâneas.

Presidente - 1518451 - ARIM SOARES DO BEM
Interno - 1716187 - FERNANDO DE JESUS RODRIGUES
Externo ao Programa - 1121375 - WALTER MATIAS LIMA
Notícia cadastrada em: 21/07/2021 16:52