PPGS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SOCIOLOGIA INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS Telefone/Ramal: Não informado

Banca de QUALIFICAÇÃO: ALINE DAIANE SILVA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : ALINE DAIANE SILVA
DATA : 25/10/2021
LOCAL: INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS/PPGS BANCA REMOTA WEB CONFERÊNCIA COVID-19

UM ESTUDO COMPARADO SOBRE INTERVENÇÕES JUNTO A HOMENS AUTORES DE VIOLÊNCIA DOMÉSTICA EM ESTADOS DO NORDESTE

Lei Maria da Penha; violência doméstica contra as mulheres; homens autores de violência; política pública.

A Lei Maria da Penha, promulgada em 2006, além de priorizar a atenção às mulheres em situação de violência, estabelece estratégias de prevenção e enfrentamento da violência doméstica a partir de iniciativas voltadas também para os homens autores de violência (HAV). A presente pesquisa tem como objeto as políticas de intervenção realizadas junto a estes homens, em 6 estados da região Nordeste (MA, PI, RN, PE, AL e SE). Objetivamos analisar como tem se dado o desenvolvimento dessas políticas, sobretudo a atenção dispensada por esses programas à questão da reincidência entre seus participantes. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, exploratória e descritiva amparada em dois momentos distintos. Em um primeiro momento, será aplicado um questionário de perguntas fechadas direcionado ao conhecimento de alguns aspectos fundamentais da estruturação de cada um destes programas, o que possibilitará um estudo comparado entre intervenções realizadas em uma mesma região, seguindo os mesmos critérios de análise. No momento seguinte, serão aplicadas entrevistas semiestruturadas com gestores e técnicos locais desta política a fim de conhecer melhor as especificidades de cada um desses serviços. Os resultados encontrados, ponderados pela literatura especializada, visam discutir a maneira como essas intervenções vêm sendo conduzidas no Nordeste e de que maneira elas podem ou não contribuir para o enfrentamento à violência contra a mulher, considerando, sobretudo, a questão da reincidência desses agentes sociais.

Externa ao Programa - 2459827 - ELAINE CRISTINA PIMENTEL COSTA
Presidente - 1663795 - EMERSON OLIVEIRA DO NASCIMENTO
Interna - 3144571 - LUCILEIA APARECIDA COLOMBO
Notícia cadastrada em: 17/10/2021 00:42