PPGS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SOCIOLOGIA INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS Telefone/Ramal: Não informado

Banca de QUALIFICAÇÃO: CAIO DOS SANTOS TAVARES

DISCENTE : CAIO DOS SANTOS TAVARES
DATA : 29/10/2021
LOCAL: INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS/PPGS BANCA REMOTA WEB CONFERÊNCIA COVID-19

A CONSTRUÇÃO DO “HABITUS SOCIOLÓGICO”:
Uma análise disposicionalista de Fernando de Azevedo

Institucionalização da Sociologia. Sociologia escolar. Senso Prático. Fernando de Azevedo. Compêndios de Sociologia.

A presente pesquisa tem por intenção compreender o que teria levado um agente social não graduado em Ciências Sociais a confeccionar manuais didáticos de Sociologia escolar, a saber: “Princípios de Sociologia: pequena introdução ao estudo de Sociologia Geral”, de 1935 e “Sociologia Educacional: introdução ao estudo dos fenômenos educacionais e de suas relações com outros fenômenos sociais”, de 1940. A análise considera três “dimensões” interdependentes: a estrutura social; as disposições sociais; e os compêndios produzidos. Consideraremos que a confecção dos manuais é resultado da disposição incorporada em suas experiências profissionais socializadoras no interior dos campos sociais que estava imerso, bem como do contexto político e econômico favorável a tais publicações. Compreender a estrutura social e os capitais simbólicos disputados nos fornecerá elementos para desvelar como se produziu um autor-sociólogo sem que este tenha se formado em Ciências Sociais ou Sociologia. A investigação pretende examinar as obras a partir da técnica de análise das categorias e de enunciação, que será realizada como concebida por Bardin (2006). Procurando entrelaçar os conteúdos dos Compêndios de Sociologia com as práticas do referido autor, os lugares que esteve inserido, as relações que manteve para entender as incorporações sociais, realizaremos nosso estudo a partir das perspectivas teórico- metodológicas alicerçadas em Pierre Bourdieu, nos aproximando de uma Sociologia disposicionalista. Para compreendermos o habitus que levou Fernando de Azevedo a produzir obras de Sociologia nos parece ser condição sine qua non identificar e entender sua posição no campo educacional e político. Para tanto, nos apropriaremos de outros trabalhos biográficos sobre esse autor (NASCIMENTO, 2012; VIESTEL, 2013) e coletaremos informações adicionais sobre sua trajetória a partir de buscas sistematizadas na Hemeroteca Nacional Digital. O recorte temporal da nossa investigação é o período que vai de 1934, um ano antes da publicação de “Princípios de Sociologia”, até 1940, ano da publicação de “Sociologia Educacional”. Nossa hipótese que a lógica de funcionomaneto do campo educacional influênciou na produção de compêndios de Sociologia, escritos por Fernando de Azevedo ; o que corrobora para a compreensão da história da Sociologia brasileira, e, em particular, da Sociologia escolar, uma vez que muitas de suas ações e obras foram relevantes para o processo de institucionalização da disciplina na primeira metade do século XX (NASCIMENTO, 2012).

Externo à Instituição - MARCELO PINHEIRO CIGALES - UnB
Presidente - 2345685 - CRISTIANO DAS NEVES BODART
Interno - 2265061 - WELKSON PIRES DA SILVA
Notícia cadastrada em: 21/10/2021 16:20