PPGS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SOCIOLOGIA INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS Telefone/Ramal: Não informado

Banca de QUALIFICAÇÃO: JOÃO BRÁZ AMORIM NETO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : JOÃO BRÁZ AMORIM NETO
DATA : 30/11/2021
LOCAL: INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS/PPGS BANCA REMOTA WEB CONFERÊNCIA COVID-19

Entre a Continuidade e a Ruptura: Uma Análise dos Programas Federais de Segurança Pública dos Governos FHC, Lula e Dilma

Plano Nacional de Segurança; Violência Urbana; Políticas Públicas.

À despeito do destaque que o tema da violência urbana tem tomado desde a redemocratização da sociedade brasileira, de lá pra cá, assistimos uma sucessão de experiências que apontam mais para a ruptura do que para a continuidade em termos de políticas públicas de segurança. De FHC à Dilma, passando por dois mandatos do governo Lula, programas federais de segurança pública têm sido formulados, implementados e, rapidamente, abandonados ou modificados. O presente estudo visa, tomando por base o uso de técnicas e métodos de pesquisa qualitativos, compreender como e porque estas políticas têm falhado na consecução do seu objetivo primordial: o controle da criminalidade violenta. A literatura institucionalista e de políticas públicas levanta um conjunto de hipóteses para explicar este fenômeno. Nesta pesquisa, exploraremos, especialmente, os limites cooperativos entre os atores federais (governo federal, estados e municípios) como hipótese para explicar os fatores que interferem nessa espécie de “sucessão de fracassos” e o peso das estruturas sociais e históricas sobre o funcionamento das instituições de segurança. São ainda propósitos desta pesquisa identificar as coligações e disputas dentro do campo político da segurança pública, o embate entre paradigmas de segurança, bem como suas interconexões, avanços, retrocessos, vieses tradicionais e/ou reformistas, repressivos, preventivos e de acesso à cidadania.Analisaremos estas questões a partir dos casos dos planos federais de segurança pública dos governos FHC (1995-1998; 1999-2002), Lula (2003-2006; 2007-2010) e Dilma (2011-2014; 2015-2016).

Presidente - 1663795 - EMERSON OLIVEIRA DO NASCIMENTO
Externa à Instituição - LORENA MADRUGA MONTEIRO - Tiradentes
Interna - 3144571 - LUCILEIA APARECIDA COLOMBO
Notícia cadastrada em: 26/11/2021 03:34