PPGS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SOCIOLOGIA INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS Telefone/Ramal: Não informado

Banca de QUALIFICAÇÃO: ANDREA MARIA LEITE ALBUQUERQUE

DISCENTE : ANDREA MARIA LEITE ALBUQUERQUE
DATA : 12/05/2022
LOCAL: INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS/PPGS BANCA REMOTA WEB CONFERÊNCIA COVID-19

“Na enxada, no machado, na foice”: patriarcado e resistência das mulheres rurais à violência masculina no alto sertão alagoano

feminismo; mulheres rurais; patriarcado; políticas públicas; resistência.

A violência masculina contra mulheres é um problema social complexo que não se resolve apenas com políticas públicas, apesar de estas serem essenciais para o seu enfrentamento. O patriarcado, historicamente considerado um recém-nascido, alicerça o sistema de dominação-exploração de mulheres em todo o mundo. No entanto, mulheres não são sujeitos passivos da história e permanecem inventando e reinventando formas de resistência. A partir de uma abordagem materialista, esta pesquisa pretende responder como a organização de mulheres rurais em coletivos feministas pode combater ou minorar a opressão patriarcal e, para isso, analisa especificamente a realidade das mulheres rurais do sertão alagoano, grupo extremamente vulnerabilizado e negligenciado, examinando como se apresentam as violências, quais as políticas públicas voltadas ao enfrentamento dessa violência no campo e se e como a organização em coletivos feministas consegue combater a estrutura patriarcal nas comunidades. Como metodologia, utiliza pesquisa bibliográfica para o estudo do patriarcado, e sua imbricação com o capitalismo, o colonialismo e o racismo, e da violência masculina contra mulheres, observando como se apresentam hoje no Brasil e no meio rural; pesquisa documental para a análise das políticas públicas voltadas para o enfrentamento à violência contra mulheres rurais; e pesquisa de campo focada em comunidades rurais do Alto Sertão de Alagoas, com a utilização de questionários biográficos, entrevistas individuais narrativas em profundidade e sob a técnica de grupo focal, observação participante, produção de diário de campo e registros fotográficos. Preliminarmente, é possível afirmar que as políticas públicas voltadas ao enfrentamento da violência contra mulheres são praticamente inexistentes no sertão alagoano, onde há uma cultura de violência generalizada. Também foi possível observar que o grupo de mulheres estudado possui particularidades que serão melhor identificadas durante a pesquisa de campo, sendo razoável inferir haver uma mudança de comportamento nas participantes de coletivos feministas.

Externa à Instituição - MARIA APARECIDA DE MORAES SILVA - UFSCAR
Presidente - 044.441.066-03 - ANABELLE SANTOS LAGES - UFAL
Interna - 285.760.098-46 - BEATRIZ MEDEIROS DE MELO - IFAL
Interno - 1582158 - WENDELL FICHER TEIXEIRA ASSIS