PPGS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SOCIOLOGIA INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS Telefone/Ramal: Não informado

Banca de QUALIFICAÇÃO: ELSE FREIRE DE CASTRO AMORIM

DISCENTE : ELSE FREIRE DE CASTRO AMORIM
DATA : 19/05/2022
LOCAL: INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS/PPGS BANCA REMOTA WEB CONFERÊNCIA COVID-19

GENEALOGIA DE MULHERES LÉSBICAS: PERSPECTIVAS, SILENCIAMENTOS E (IN)VISIBIIDADES INTERSECCIONADAS

Genealogia; Lesbianidade; Gênero; Sexualidade; Interseccionalidade

A presente pesquisa busca analisar a origem e trajetória do movimento lésbico, indo para além dele, quando este ainda nem existia, a partir da busca pelo conhecimento da história de mulheres lésbicas, em contextos históricos diversos e pontos moldais diferentes. Com o fito de expor que, apesar das violências perpetradas, das tentativas de invisibilização e imposição de padrões heteronormativos, suas existências “gritaram” em distintos momentos históricos, desenhando suas próprias histórias e a história de tantas outras mulheres. Nesse sentido, buscará empreender esforços quanto a centralizar olhares sob essas mulheres, histórias e momentos históricos, que moldaram a história mundial e de modo atemporal. Como metodologia nos inspiramos na genealogia de Foucault, fugindo da ideia finalista, olhando de modo a perceber detalhes e diversidades, além da análise documental e bibliográfica em obras e órgãos oficiais. Dito isso, a pesquisa seguirá tomando a temática de gênero e sexualidade, situada em determinado momento histórico e cultural, a partir da correlação entre sistemas de poder e formação intelectual, que ao tentarem silenciar mulheres lésbicas, tentaram apagá-las da história local, nacional e mundial, afetando a produção das subjetividades e, consequentemente, a sexualidade, alimento e criando ainda mais discriminação e violência.

Presidente - 044.441.066-03 - ANABELLE SANTOS LAGES - UFAL
Interno - 1518451 - ARIM SOARES DO BEM
Externa ao Programa - 1506828 - NADIA ELISA MEINERZ
Notícia cadastrada em: 11/05/2022 18:22