PPGS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SOCIOLOGIA INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS Telefone/Ramal: Não informado

Banca de QUALIFICAÇÃO: ERIVALDO DAMIÃO SANTOS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : ERIVALDO DAMIÃO SANTOS
DATA : 26/05/2022
LOCAL: INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS/PPGS BANCA REMOTA WEB CONFERÊNCIA COVID-19

A Exclusão dos Marginalizados: Sociabilidade Escolares e Criminais Entre Alunos da (EJA) em Alagoas

Educação; EJA, Crime; Exclusão, Mercados ilegais.

O projeto de dissertação tenta compreender como se constitui dentro e fora da escola processos de marginalização de alunos da EJA e como se formam suas autopercepções de que são excluídos. Como estratégia metodológica e técnica de pesquisa, utilizamos a pesquisa participante e a escrita etnográfica para adentrar nas profundezas desses dois espaços sociais: a escola e a periferia. A análise de algumas biografias e entrevistas realizadas durante o trabalho de campo com alguns adolescentes-jovens foram de fundamental importância para compreender como os alunos da EJA moldam suas subjetividades de que sofrem exclusão e marginalização social dentro e fora da escola. Utilizamos informações relacionada à minha atuação durante 6 seis anos como professor, realizando registros de indisciplina tanto de alunos da EJA, como de alunos das salas regulares. Com o desenvolvimento da pesquisa, alguns dados revelados durante os diálogos informais com os interlocutores demonstraram que a presença dos coletivos criminais como CV, PCC e Neutros, forjou novas dinâmicas de afetos e regulações de conflitos que antes não existiam na comunidade. A pesquisa centra-se na dinâmica dos conflitos, afetos, e regulações regimentadas pela presença dos coletivos criminais nas comunidades periféricas do interior de Alagoas e na sua interface com as sociabilidades escolares.

Externo à Instituição - ALEXANDRE BARBOSA PEREIRA - UNIFESP
Interna - 285.760.098-46 - BEATRIZ MEDEIROS DE MELO - IFAL
Presidente - 1716187 - FERNANDO DE JESUS RODRIGUES
Interno - 1852415 - JOAO BATISTA DE MENEZES BITTENCOURT