PPGS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SOCIOLOGIA INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS Telefone/Ramal: Não informado

Banca de QUALIFICAÇÃO: DANIELLA MENESES DE OLIVEIRA ARROXELLAS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : DANIELLA MENESES DE OLIVEIRA ARROXELLAS
DATA : 03/06/2022
HORA: 14:00
LOCAL: INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS/PPGS BANCA REMOTA WEB CONFERÊNCIA COVID-19
TÍTULO:

ANÁLISE SOBRE O LUGAR DA SOCIOLOGIA NOS REFERENCIAIS CURRICULARES DOS ESTADOS BRASILEIROS PÓS REFORMA DO ENSINO MÉDIO


PALAVRAS-CHAVES:

Referencial curricular. Novo Ensino Médio. Componente curricular de Sociologia.


PÁGINAS: 54
RESUMO:

Essa pesquisa de mestrado consiste em uma análise documental de caráter descritiva e exploratória e possui como objetivo geral compreender o lugar da Sociologia nos referenciais curriculares elaborados por estados no Brasil para a implementação da reforma do Ensino Médio. Sabe-se que a trajetória do componente curricular de Sociologia no currículo da Educação Básica é marcada por certa instabilidade diante das reformas curriculares no Brasil em diferentes contextos históricos. A mais recente reforma implantada através da Lei nº 13.415/2017, alterou a LDB e estabeleceu que o currículo do Ensino Médio será composto pela Base Nacional Comum Curricular e por itinerários formativos. Mais uma vez a presença da Sociologia no Currículo sofre alterações em suas configurações disciplinares. A partir da reforma, o currículo do Ensino Médio passa a conter “estudos e práticas” de Sociologia. A mudança de caráter disciplinar do componente de Sociologia representa sua diluição e redução no currículo.  Diante de tantas mudanças na estrutura curricular, nosso problema de pesquisa concentrou-se na seguinte questão: Como os conhecimentos das Ciências Sociais estão estruturados enquanto componente curricular de Sociologia nos referenciais curriculares aprovados para o Novo Ensino Médio? Buscou-se identificar a forma como os conteúdos do componente curricular de Sociologia estão mobilizados em cada referencial, analisar as competências e as habilidades descritas para a Sociologia e por fim descrever como foi elaborada a relação entre os estudos sociológicos e o território em cada referencial curricular pesquisado. Nosso referencial teórico centra-se na teoria educacional crítica mais geral a partir das contribuições de Jean-Claude Passeron e Pierre Bourdieu como também nas teorias críticas do currículo, através das contribuições de Michael Young, Michael Apple, Gimeno Sacristán, John Franklin Bobbit, Ralph Tyler, Ivor Goodson, Moreira e silva, Jean Claude Forquim, e John Dewey. A hipótese testada consistiu na seguinte: Tendo em vista a diversidade política, econômica e social dos estados brasileiros, acredita-se que ocorreu variações nas propostas estabelecidas para o componente curricular de Sociologia nos referenciais recém aprovados para o Novo Ensino Médio. Os documentos normativos analisados na pesquisa foram: LDB, DCEM, PCNs, PCNs+ OCEM, BNCC e os 27 referenciais curriculares elaborados nos 26 estados e no Distrito Federal para nortear o Novo Ensino Médio.



MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - AMURABI PEREIRA DE OLIVEIRA - UFSC
Interno - 2345685 - CRISTIANO DAS NEVES BODART
Presidente - 2265061 - WELKSON PIRES DA SILVA
Notícia cadastrada em: 19/05/2022 17:40
SIGAA | NTI - Núcleo de Tecnologia da Informação - (82) 3214-1015 | Copyright © 2006-2024 - UFAL - sig-app-3.srv3inst1 06/05/2024 07:19